Ratinho Junior recebe representante dos EUA e discute investimentos no Paraná

Encontro no Palácio Iguaçu tratou de comércio exterior, parcerias científicas e intercâmbio do Ganhando o Mundo, em um momento de expansão econômica do Estado.

O governador Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira (03/03/2026), no Palácio Iguaçu, o Encarregado de Negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, e o cônsul-geral dos EUA em São Paulo, Kevin Murakami. A reunião mirou temas que podem acelerar novas parcerias entre o Paraná e o país norte-americano.

A pauta incluiu atração de investimentos, cooperação científica, comércio exterior e educação. Também estiveram presentes a cônsul para Assuntos Políticos e Econômicos do Consulado dos EUA em São Paulo, Natalia Arenas, o vice-governador Darci Piana e o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.

EUA são o 3º maior parceiro comercial do Paraná

Os Estados Unidos ocupam a terceira posição entre os parceiros comerciais do Paraná. Em 2025, a corrente de comércio movimentou US$ 1,2 bilhão, segundo os dados apresentados no encontro.

Entre os principais produtos vendidos pelo Estado estão madeira e derivados (como MDF, esquadrias e portas), máquinas, combustíveis minerais, plástico, alumínio, açúcar, café, adubos, borracha, produtos farmacêuticos, móveis, peixes e óleos vegetais. Ratinho Junior também apresentou um panorama da economia paranaense, destacando crescimento acima da média nacional e a estratégia de apostar na industrialização.

BlackRock e capital internacional entram na agenda

Durante a conversa, foi lembrada a parceria anunciada no ano passado entre o Governo do Paraná e a BlackRock, descrita como a maior gestora de fundos de investimento do mundo. O acordo prevê uma atuação estratégica para avaliar formas de conectar o Estado ao capital internacional.

De acordo com as informações divulgadas, governo e gestora seguem na etapa de discussões técnicas. O foco está em alinhar objetivos econômicos e analisar sistemas internacionais de acesso aos mercados de capitais.

Ganhando o Mundo reforça laços com os Estados Unidos

A relação entre Paraná e EUA também passa pela educação. O programa Ganhando o Mundo, na modalidade anual, leva centenas de estudantes para intercâmbio cultural em estados americanos.

Já o Ganhando o Mundo Agrícola está em andamento com 100 alunos de colégios agrícolas do Paraná vivendo no estado de Iowa, referência global no agronegócio.

O que muda a partir daqui

Com comércio forte, agenda de investimentos e programas de intercâmbio em curso, o encontro sinaliza uma tentativa de ampliar conexões do Paraná com o mercado norte-americano. A expectativa é que as conversas sobre parcerias e atração de capital avancem a partir das tratativas técnicas já em andamento.

Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN) / Governo do Paraná