Presidente destacou papel da Petrobras e reafirmou apoio à exploração na Margem Equatorial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (24) que os combustíveis fósseis ainda são essenciais para financiar a transição energética no Brasil. A declaração foi feita durante a assinatura de contrato da Transpetro, subsidiária da Petrobras, com os estaleiros Rio Grande e Mac Laren, em Rio Grande (RS).
“Eu sou contra o combustível fóssil, quando a gente puder prescindir dele. Enquanto a gente não puder, a gente tem que ter, porque é o dinheiro da Petrobras que vai ajudar a gente a fazer revolução na transição energética”, disse Lula. Ele destacou que os investimentos no setor viabilizarão o desenvolvimento de biocombustíveis, etanol e hidrogênio verde.
Lula também ressaltou a importância da Petrobras na economia e na inovação tecnológica. Segundo ele, a estatal brasileira tem expertise em prospecção de petróleo em águas profundas e deve ser aproveitada para fortalecer a indústria nacional. “Se não fosse a Petrobras, o Brasil seria importador de petróleo”, afirmou.
O presidente reforçou ainda sua posição favorável à exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, no litoral do Amapá. O projeto enfrenta resistência de ambientalistas devido a possíveis impactos ambientais, mas Lula defende que a Petrobras obtenha autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para avançar com a perfuração de poços na região.
Fonte: Agência Brasil