Deputado celebra avanço do projeto de lei para criação da 5ª Vara Judicial em Fazenda Rio Grande

Alisson Wandscheer comemora aprovação na CCJ e destaca importância da nova vara para acelerar a justiça local

O deputado estadual Alisson Wandscheer (SD) celebrou o avanço do projeto de lei nº 589/2024, do Tribunal de Justiça do Paraná, que prevê a criação da 5ª Vara Judicial na comarca de Fazenda Rio Grande. A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná, um marco importante para melhorar o acesso à justiça no município.

“Essa é uma conquista da comunidade jurídica de Fazenda Rio Grande e de todos os cidadãos. Representa um passo significativo na nossa luta por uma justiça mais próxima da população, mais ágil e acessível”, afirmou o parlamentar, que foi um dos principais articuladores do projeto.

Wandscheer destacou o esforço conjunto entre lideranças políticas, empresariais, o poder judiciário e instituições locais, incluindo o prefeito Marco Marcondes, a Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande, vereadores e o deputado federal Toninho Wandscheer, que há 11 anos luta pela ampliação do atendimento judiciário na cidade.

Fazenda Rio Grande, que teve um crescimento populacional de 82% nos últimos doze anos, enfrenta desafios no atendimento jurídico com suas quatro varas existentes, sobrecarregadas com 37 mil processos em andamento. A nova vara cível e a nomeação de um juiz dedicado devem proporcionar maior eficiência e celeridade no julgamento de casos.

O apoio do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, foi fundamental para a aprovação do projeto. “Ele entendeu a necessidade da instalação da nova vara e deu agilidade ao pedido”, afirmou Alisson Wandscheer.

Fonte: Assessoria Parlamentar