Mario Moreira é reeleito presidente da Fiocruz com 81,8% dos votos

Líder da instituição desde 2023, Moreira seguirá no comando até 2028 com foco na inovação e preservação do legado da Fiocruz

Com 81,8% dos votos válidos, Mario Moreira foi reeleito para a presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e cumprirá novo mandato de 2025 a 2028. Único candidato na eleição, ele obteve 2.901 votos entre os 3.546 servidores da instituição que participaram do pleito. O resultado ainda precisa ser homologado pelo Conselho Deliberativo e encaminhado à ministra da Saúde, Nísia Trindade, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomarão a decisão final sobre a nomeação.

Em seu discurso após a vitória, Moreira destacou o desafio de liderar a Fiocruz em um “momento de inflexão institucional”. Ele enfatizou a necessidade de união e debate entre os colaboradores para projetar o futuro da instituição, um dos maiores patrimônios da saúde pública no Brasil. “Temos uma responsabilidade muito grande pela frente e uma herança que devemos preservar”, afirmou o presidente reeleito.

Trajetória e Experiência

Mario Moreira possui uma longa história na Fiocruz, onde atua desde 1994. Ele é doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná, com estágio doutoral na Universidade de Coimbra, em Portugal; mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz); e mestre em Gestão de Tecnologias e Inovação pela Universidade de Sussex, no Reino Unido.

Em 2017, assumiu o cargo de vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz. Em março de 2023, foi eleito presidente da fundação, em um processo eleitoral extraordinário após a saída de Nísia Trindade Lima para o Ministério da Saúde.

Fonte: Agência Brasil