Participação local supera pela primeira vez 50% das licitações e fortalece economia circular
Pela primeira vez, empresas de Campo Mourão representaram a maioria nas licitações realizadas pelo Executivo municipal. Segundo levantamento do Observatório Social, divulgado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codecam), no primeiro semestre de 2024, 50,33% das licitações contaram com a participação de empresas locais, movimentando R$ 28 milhões em contratações e mais R$ 35 milhões por meio de dispensa e inexigibilidade de licitação.
Os dados indicam que, dos vencedores das licitações, 15 são Microempreendedores Individuais (MEIs), além de microempresas, pequenas, médias e grandes empresas. Para Rafael Fonseca de Souza, gerente de licitações do município, essa participação crescente é fruto de um trabalho de conscientização junto aos empreendedores locais, realizado em parceria com a Associação Comercial, Sebrae, Observatório Social e outras entidades. “As ações buscam demonstrar as vantagens de fornecer ao setor público, fortalecendo a economia local”, destaca Rafael.
As empresas mourãoenses têm conquistado contratos em diferentes áreas, como serviços de jardinagem, fornecimento de alimentos e grandes obras. Projetos importantes para a cidade, como a construção do Restaurante Popular, a reforma do estádio dos Amadores, a revitalização da entrada de Campo Mourão e o desassoreamento do Parque do Lago, estão sendo executados por empresas da cidade.
Rafael também reforça o impacto positivo desse cenário para a economia local. “Quando uma empresa mourãoense vence uma licitação, gera um ciclo virtuoso: mais empregos, maior renda, aumento na arrecadação e um fortalecimento da economia circular. Esses benefícios refletem diretamente na qualidade de vida da população”, conclui.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social