Maranguape e Nova Lima aplicam imunizante do Butantan em ação inédita; Botucatu inicia neste domingo
A vacinação contra a dengue com dose única começou em Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), marcando um novo passo no combate à doença no Brasil. O imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan, é parte de um projeto-piloto que também contempla Botucatu (SP), onde a vacinação começa no domingo (18).
Nesta etapa inicial, 204,1 mil doses estão sendo distribuídas: 60,1 mil para Maranguape, 64 mil para Nova Lima e 80 mil para Botucatu. A campanha é voltada para pessoas entre 15 e 59 anos, e a expectativa é vacinar toda essa faixa etária nos municípios escolhidos.
O Ministério da Saúde acompanhará os resultados da campanha por um ano, avaliando a incidência da dengue e eventuais efeitos adversos raros. A estratégia segue modelo semelhante ao adotado em Botucatu durante a campanha de vacinação contra a covid-19.
Vacina nacional e de dose única: agilidade e eficácia
Com eficácia global de 74% e redução de 91% dos casos graves, a vacina teve 20 anos de desenvolvimento, reunindo centros de pesquisa brasileiros e internacionais. Nenhum dos vacinados nos testes precisou de hospitalização por dengue. A aplicação em dose única garante uma cobertura mais ágil da população e facilita a logística de distribuição.
Até agora, o Instituto Butantan produziu 1,3 milhão de doses. As 1,1 milhão restantes, que não foram usadas nesta primeira fase, serão destinadas à imunização de profissionais da atenção primária à saúde a partir de fevereiro.
A ampliação para todo o Brasil será gradual, conforme novas doses forem produzidas. A parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines prevê aumento da produção em até 30 vezes, com a vacinação avançando dos 59 aos 15 anos.
Cidades-piloto foram escolhidas com base em estrutura e alcance
Segundo o ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, os municípios selecionados possuem entre 100 mil e 200 mil habitantes e uma rede de saúde apta a aplicar a vacina e monitorar seus efeitos. Ele destacou ainda que essa é a primeira vacina contra dengue aplicada em dose única no mundo.
Combate ao Aedes aegypti continua essencial
Mesmo com a vacinação em andamento, os cuidados contra o mosquito transmissor continuam. A Secretaria de Saúde de Nova Lima reforça que a eliminação de focos de água parada e ações de prevenção seguem sendo fundamentais.
Quer saber mais sobre saúde pública e campanhas de vacinação? Continue acompanhando nossas atualizações!
Compartilhe esta notícia e ajude a ampliar a conscientização sobre a prevenção da dengue.
Fonte: Agência Brasil