João Fonseca surpreende e elimina atual campeão na estreia do ATP 500 da Basileia

Brasileiro vence francês Perricard e volta à quadra nesta quarta às 14h contra Mensik

João Fonseca, jovem promessa do tênis brasileiro, estreou com vitória impactante no ATP 500 da Basileia ao derrotar o atual campeão, o francês Giovanni Perricard, nesta terça-feira (21). Com autoridade, o carioca de 19 anos venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (6) e 6/3, garantindo vaga nas oitavas de final do torneio suíço.

O confronto marcou um duelo entre dois tenistas da nova geração: Fonseca, número 46 do mundo, superou Perricard, 33º do ranking da ATP. O brasileiro volta à quadra já nesta quarta-feira (22), às 14h (horário de Brasília), para enfrentar o tcheco Jakub Mensik, atual 19º do mundo e também com 19 anos.

Essa será a segunda vez que os jovens talentos se enfrentam. A primeira foi nas quartas de final do Next Gen Finals de 2024, quando Fonseca venceu em cinco sets e depois conquistou o título da competição sub-21.

Após a vitória, João Fonseca destacou a dificuldade da partida e a importância do foco mental. “Jogo complicado, difícil, pouco ritmo. O Perricard é um excelente sacador, muito rápido. Minha mentalidade foi muito boa, fui bem no tie-break do primeiro set e consegui quebrar cedo no segundo”, comentou o brasileiro.

Além da campanha nas simples, Fonseca também competiu nas duplas ao lado do gaúcho Rafael Matos. A dupla brasileira deu trabalho aos experientes franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, mas acabou superada de virada após 2h06min de jogo: 6/7 (2), 7/6 (6) e 11/9.

João Fonseca segue firme no circuito internacional. Após o ATP da Basileia, ele já tem presença confirmada em dois importantes torneios: o Masters 1000 de Paris, entre 27 de outubro e 2 de novembro, e o ATP 250 de Atenas, de 2 a 8 de novembro.

Acompanhe a próxima partida e torça por mais uma vitória brasileira no circuito mundial!

Fonte: Agência Brasil