Brasileira perde título de 2024 e deve sair do top-30, chegando à pior posição desde 2022
A eliminação precoce no WTA 500 de Seul terá forte impacto no ranking de Beatriz Haddad Maia. A paulista, atual número 25 do mundo, deve perder ao menos 15 posições, caindo para fora do top-30 e ficando próxima do 40º lugar, sua pior marca desde junho de 2022.
A queda acontece porque Bia não conseguiu defender os 500 pontos do título conquistado no ano passado. Nesta quinta-feira (18), ela foi derrotada pela alemã Ella Seidel, número 105 do mundo, em jogo de três horas e 28 minutos, com parciais de 7/6 (7/4), 6/7 (3/7) e 7/5. Apesar de ter chegado a ter match point no segundo set, a brasileira sofreu a virada e somará apenas 60 pontos pela campanha até a segunda rodada.
Com isso, Bia perde 440 pontos líquidos no ranking e corre risco de cair ainda mais, dependendo do desempenho de outras atletas em Seul. A holandesa Suzan Lamens, por exemplo, pode ultrapassá-la caso avance às fases finais da competição.
A temporada de 2025 tem sido irregular para Haddad Maia, que soma 16 vitórias e 26 derrotas em simples. No início do mês, ela também decepcionou no São Paulo Open, torneio nível WTA 250, ao ser eliminada nas quartas de final pela mexicana Renata Zarazua, desperdiçando a chance de conquistar 250 pontos que poderiam amenizar sua queda.
Ex-top-10, Bia vive fase distante do auge, quando esteve entre as dez melhores do mundo em 2023 e 2024. Agora, sua recuperação pode começar no WTA 1000 de Pequim, que começa no próximo dia 24. No ano passado, ela caiu na terceira rodada diante da norte-americana Madison Keys.
Fonte: Agência Brasil