Unidade funcionará 24h e promete desafogar hospitais regionais com serviços de urgência e emergência
A cidade de Alvorada do Sul, no Norte do Paraná, vai ganhar um novo Pronto Atendimento Municipal (PAM), anunciado oficialmente pelo Governo do Estado. A estrutura contará com um investimento inicial de R$ 4,5 milhões para obras, com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Após a conclusão, mais R$ 2,5 milhões serão aplicados na aquisição de equipamentos.
A nova unidade terá mais de 800 m² de área construída e funcionará 24 horas por dia. O local será voltado a atendimentos de baixa e média complexidade, incluindo consultas médicas, triagens, exames, suturas e emergências básicas.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o projeto integra o processo de regionalização da saúde no Paraná. “Um PAM exige agilidade e um acesso estratégico, o que explica seu impacto significativo para o município”, afirmou.
O modelo dos Prontos Atendimentos visa descentralizar os serviços de urgência e emergência, desafogando os grandes hospitais e fortalecendo a capacidade dos municípios menores. Os recursos são viabilizados por meio de convênios com as prefeituras, garantindo autonomia e estrutura adequada para o atendimento local.
O prefeito Marcos Gasparelli comemorou a parceria com o governo estadual. “Essa obra representa um grande avanço na qualidade e na rapidez do atendimento à nossa população”, disse ele.
A solenidade de anúncio contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os deputados estaduais Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa, Tercílio Turini e Cobra Repórter, além de vereadores e lideranças locais.
A nova unidade de saúde integra um esforço mais amplo da Sesa para modernizar o atendimento em todo o estado, seguindo o exemplo de obras como o Ambulatório de Especialidades de União da Vitória, que já atingiu 92% de execução.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), 23/05/2025