Convênio prevê ações para reduzir custos, aumentar a qualidade e promover a inovação no setor.
Pequenas padarias e confeitarias de todo o Brasil terão um reforço significativo nos próximos dois anos. O Sebrae e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) firmaram um convênio de R$ 5,9 milhões, anunciado nesta sexta-feira (22) durante a 80ª Convenção Nacional da Abip, realizada em Joinville (SC).
O objetivo da parceria é fomentar a competitividade e a sustentabilidade no setor, que abrange cerca de 90 mil padarias em todo o país, sendo 98% delas pequenos negócios. Entre as metas do programa estão a redução de 5% no consumo de energia, um aumento de 30% na qualidade do pão francês e um ganho de 7% na produtividade das empresas participantes. Além disso, pretende-se regularizar 80% dos negócios no aspecto documental.
Décio Lima, presidente do Sebrae, destacou a importância do segmento para a economia e o cotidiano dos brasileiros:
“É um setor que toca a vida da nossa gente. É a primeira coisa que todos nós fazemos de manhã: comer um pãozinho. Queremos garantir aos empresários qualidade na gestão e um ambiente econômico seguro para que eles possam crescer.”
Além disso, Lima reiterou o compromisso do governo federal em ampliar o acesso ao crédito e levar inovação e qualificação ao setor.
Foco em gestão, inovação e sustentabilidade
Paulo Menegueli, presidente da Abip, enfatizou a necessidade de ações que aprimorem a gestão e a sustentabilidade das empresas, promovam economia de energia e ajudem na retenção de talentos. Segundo ele, cada região do Brasil possui características únicas que podem ser melhor exploradas com o apoio do Sebrae.
Dentro do convênio, o Sebrae também oferecerá ferramentas como a jornada ESG (Ambiental, Social e Governança), a metodologia Sebraetec, autodiagnóstico de maturidade digital, diagnóstico de plano de ação em compras públicas e pesquisas sobre o perfil dos empreendedores do setor.
Para 2025, Menegueli projeta um crescimento de 8% a 9% no segmento, impulsionado pelas ações desta parceria.
Fonte: Márcia Lopes, Agência Brasil.