Petrobras e Gerdau firmam parceria pioneira no mercado livre de gás no RS

Acordo marca migração da unidade gaúcha da Gerdau para o mercado livre de gás, ampliando competitividade e sustentabilidade.

A Petrobras e a Gerdau assinaram nesta segunda-feira (11) um contrato para fornecimento de gás natural no mercado livre, atendendo a unidade de produção de aços especiais da Gerdau no Rio Grande do Sul. Esse é o primeiro acordo de migração de um cliente industrial cativo para o mercado livre no estado, estabelecendo a Gerdau como pioneira nesse modelo de comercialização no setor industrial gaúcho.

A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla da Petrobras, que está investindo mais de US$ 7 bilhões em infraestrutura para ampliar a oferta de gás natural no Brasil. Segundo Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, o portfólio competitivo e as opções flexíveis de contratos estão alinhados aos esforços de descarbonização e de aumento da competitividade da indústria nacional.

Para a Gerdau, que nasceu no Rio Grande do Sul há mais de 123 anos, o acordo fortalece as operações da empresa no estado, ampliando a competitividade e contribuindo para a produção sustentável de aço. “A parceria com a Petrobras é um movimento pioneiro e inovador, que reforça o mercado livre de gás natural no Rio Grande do Sul, um insumo fundamental para a descarbonização do aço nos próximos anos”, afirmou Flávia Souza, diretora global de Energia e Suprimentos da Gerdau.

O diretor executivo da Sulgás, Marcelo Leite, também destacou os benefícios do mercado livre para todos os agentes do setor, ressaltando que a distribuidora continuará focada em expandir a rede com segurança e excelência, promovendo o desenvolvimento econômico do estado.

A parceria entre Petrobras, Gerdau e Sulgás representa um marco no mercado de gás natural brasileiro, criando um ambiente de comercialização mais competitivo, transparente e sustentável.

Fonte: Agência Brasil