A proposta de acabar com a jornada de trabalho 6×1, que exige seis dias trabalhados para um dia de descanso, movimentou as redes sociais neste domingo (10). A iniciativa, liderada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP), propõe uma Emenda Constitucional (PEC) para extinguir essa escala, e já figura entre os assuntos mais comentados na rede social X, antigo Twitter.
Para oficializar a proposta na Câmara, a PEC precisa de 171 assinaturas, e a deputada tem intensificado sua campanha online para obter o apoio necessário. Até agora, ela conseguiu metade das assinaturas. Segundo Érica, a escala 6×1 é “desumana” e compromete o bem-estar dos trabalhadores, impedindo-os de dedicar tempo à família, ao lazer e ao desenvolvimento pessoal.
A iniciativa é apoiada pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ). O movimento conta com uma petição online em defesa do fim da escala 6×1, que já alcançou 1,3 milhão de assinaturas.
Atualmente, a Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estipulam uma jornada máxima de oito horas diárias e 44 horas semanais, com possibilidade de compensação de horários mediante acordo coletivo.