Massa:
2 colheres (de sopa) de sementes de linhaça
6 colheres (de sopa) de água
1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de arroz branca
1 xícara (de chá) de açúcar demerara
1/2 xícara (de chá) de cacau em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara (de chá) de chá de óleo
1 xícara (de chá) de água quente
1 colher (de sopa) de vinagre branco
1 colher (de sopa) de fermento químico
Beijinho
1/2 xícara (de chá) de leite de amêndoas – mas pode usar o de soja ou de amendoim
1 colher (de sopa) de amido de milho
200 ml de leite de coco (1 vidrinho)
3/4 de xícara (de chá) de coco ralado seco e sem açúcar
3/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1 pitada de sal
Cerca de 1 xícara (de chá) de coco ralado seco para enrolar os beijinhos
Óleo (usei o de coco) ou margarina vegetal para untar as mãos
Cobertura:
150g de chocolate meio amargo sem glúten e sem leite
2 colheres (de sopa) de leite de coco de vidro
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 210ºC. Em um liquidificador, coloque as sementes de linhaça e bata para triturar bem. Coloque em uma vasilha e adicione as 6 colheres de água e deixe de molho por 15 minutos, até virar uma geleia. Esta mistura serve para substituir o ovo.
Unte uma assadeira pequena com óleo e polvilhe cacau em pó. Você pode usar farinha de arroz, porém a farinha deixará marcas brancas no seu bolo. Em uma vasilha, coloque a farinha de arroz, o açúcar, o cacau, a pitada de sal, o óleo, e adicione a mistura de linhaça, a água quente, o vinagre e misture bem. Adicione o fermento e misture novamente.
Coloque a massa na assadeira e leve para assar por cerca de 40 minutos ou até espetar um garfo ou uma faca e ele sair limpo. Evite assar demais, seu bolo pode ficar seco e duro. Deixe esfriar por pelo menos 15 minutos antes de desenformar. Reserve.
Recheio
Em uma vasilha, coloque o leite de amêndoas, adicione o amido de milho e misture até ficar uniforme. Coloque em uma panela, juntamente com o leite de coco, o coco ralado seco, o açúcar e a pitada de sal. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Desligue o beijinho antes dele ter o ponto de enrolar, senão o recheio ficará muito duro. Deixe esfriar.
Corte o bolo ao meio, com uma faca ou com um barbante. Coloque a parte de baixo no prato em que ele será montado, e molhe com algumas colheres de leite vegetal (cerca de 4 colheres).
Coloque o beijinho e espalhe bem. Tampe com a outra parte do bolo, faça alguns furos com o garfo e molhe com mais algumas colheres de leite vegetal. Ajeite o beijinho que estiver escorrendo, para ficar certinho na hora de cobrir. Reserve.
Derreta 150g de chocolate meio amargo sem leite e espere esfriar. Adicione o leite de coco e misture bem. Cubra o bolo com esta mistura e salpique raspas de chocolate e coco ralado. Deixar o bolo por umas 3 horas na geladeira antes de servir. Está pronto!