Assembleia aprova utilidade pública para Associação Celebrar

Projeto reconhece trabalho da entidade no acolhimento, recuperação e reinserção social de pessoas em situação de dependência química em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (28), o Projeto de Lei nº 247/2026, que declara de utilidade pública estadual a Associação de Assistência Social Celebrar. A entidade atua sem fins lucrativos no acolhimento de pessoas em situação de dependência química.

A proposta é de autoria do deputado estadual Gilson de Souza (PL) e foi aprovada em turno único pela Alep. Com filial em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, a Associação Celebrar é reconhecida pelo trabalho voltado à orientação, recuperação e reinserção social dos atendidos.

Trabalho de acolhimento e reinserção social

De acordo com a justificativa do projeto, a Associação Celebrar tem como missão promover o resgate de pessoas dependentes de substâncias psicoativas por meio de um trabalho integrativo. A atuação considera aspectos biopsicossociais, buscando auxiliar os atendidos na mudança de estilo de vida e na construção de novos comportamentos.

A instituição também se define como um centro acolhedor e agente de transformação para pessoas que enfrentam a dependência química. Entre os valores destacados estão compromisso social, transparência, ética profissional, resgate da dignidade humana e sustentabilidade.

Deputado destaca importância do reconhecimento

Para o deputado Gilson de Souza, a aprovação do projeto representa o reconhecimento público de uma entidade que presta um serviço essencial a pessoas e famílias que enfrentam desafios relacionados à dependência química.

“Quando uma instituição séria atua para acolher, orientar, recuperar e reintegrar pessoas à sociedade, ela presta um serviço de grande valor humano e social. A Associação Celebrar tem desenvolvido um trabalho importante em Colombo, oferecendo apoio a pessoas que precisam de cuidado, direção e oportunidade para recomeçar. A aprovação deste projeto é uma forma de reconhecer esse esforço e fortalecer quem está na linha de frente da transformação de vidas”, afirmou o parlamentar.

Título fortalece atuação institucional

Com a declaração de utilidade pública estadual, a Associação Celebrar passa a ter seu trabalho oficialmente reconhecido pelo Estado do Paraná. A medida pode contribuir para ampliar a atuação institucional da entidade e fortalecer parcerias voltadas ao atendimento da população.

O reconhecimento também reforça a importância de iniciativas sociais voltadas ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente no contexto da dependência química e da reinserção social.

Fonte: Assessoria Parlamentar .