Unidade é marco da transição energética no Paraná e reforça protagonismo do estado na produção sustentável
A deputada estadual Maria Victoria (PP) participou nesta sexta-feira (17) da inauguração da primeira planta de produção de hidrogênio renovável da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A unidade, instalada no Centro Politécnico, é fruto do consórcio B2H2, formado por universidades, empresas públicas e privadas, com financiamento da Copel.
Maria Victoria é uma das autoras da Lei 21.454/2023, que criou o Marco Legal do Hidrogênio Renovável no Paraná, e preside a Frente Parlamentar do Hidrogênio Renovável na Assembleia Legislativa.
Projeto une academia, setor produtivo e poder público
Durante o evento, a parlamentar destacou que a inauguração é resultado de um esforço coletivo que posiciona o Paraná como referência na transição energética do país. “Estamos diante de uma janela de oportunidades única na nossa história”, afirmou.
O projeto é coordenado pelo professor Helton José Alves, da UFPR, que também contribuiu para a elaboração da legislação paranaense sobre o tema. A planta é pioneira ao utilizar rota seca — sem uso de água — para produzir hidrogênio a partir do biogás gerado por resíduos do restaurante universitário.
Essa tecnologia permite emissão negativa de CO₂, ou seja, remove mais carbono da atmosfera do que emite, alcançando um dos maiores objetivos da ciência energética moderna.
Curitiba terá parceria no projeto
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, declarou que o município será parceiro da iniciativa. “Isso é o futuro, e estamos aqui para dizer que a Prefeitura estará junto com as universidades nessa jornada pelo hidrogênio verde”, afirmou.
Impacto econômico e sustentável
Maria Victoria ressaltou que a cadeia produtiva do hidrogênio renovável tem potencial para transformar a economia do Paraná, gerando empregos, atraindo investimentos e tornando o estado protagonista na transição energética nacional.
O consórcio B2H2 é liderado pela Copel Geração e Transmissão (Copel GT) e conta com a participação da Sanepar, Compagas, Peróxidos do Brasil, Gas Futuro, CIBiogás, Fundação PTI-BR, Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, Unioeste e o Napi Hidrogênio.
Presenças no evento
Estiveram presentes o reitor da UFPR, Marcos Sunye; a vice-reitora, Camila Fachin; Euler Martins Lage, da Casa Civil da Presidência da República; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio, Paulo Emílio Valadão de Miranda; além de executivos da Copel, Gas Futuro, lideranças políticas, professores e estudantes.
Quer saber mais sobre o Marco Legal do Hidrogênio Renovável? Acesse outras matérias sobre o tema na seção de Meio Ambiente e Inovação do nosso portal.
Fonte: Assessoria Parlamentar