Famílias afetadas buscam abrigo em escolas; nove bairros estão alagados
As fortes chuvas que atingem o litoral paulista levaram a prefeitura de Peruíbe a decretar situação de emergência. Até agora, o município contabiliza 442 desabrigados, que estão sendo acolhidos em três escolas municipais. A medida foi homologada e publicada pelo governo de São Paulo.
A remoção das pessoas das áreas de risco começou na última quarta-feira (8) e tem sido intensificada pela Defesa Civil. Uma especialista do órgão estadual está auxiliando a prefeitura no enfrentamento da crise.
Atualmente, os desabrigados estão distribuídos entre as escolas municipais EMEF Profa. Maria Amélia (154 pessoas), EMEF Fernando Nepomuceno Filho (120 pessoas) e EMEF Prof. Delcelia Joselita Machado Bezerra (168 pessoas).
Bairros mais afetados e assistência humanitária
De acordo com balanço da Defesa Civil, nove dos 14 bairros de Peruíbe foram atingidos pelas inundações. Os mais prejudicados são Caraminguava, Ribamar, Caraguava e Jardim das Flores.
O órgão já enviou cerca de 1.700 itens de ajuda humanitária, incluindo alimentos, roupas e itens de higiene, para as famílias afetadas pelas enchentes.
A situação segue preocupante, e as autoridades pedem atenção redobrada aos moradores em áreas de risco, com orientações para buscar locais seguros.
Como ajudar
As pessoas que desejarem contribuir podem procurar a prefeitura de Peruíbe ou entrar em contato com a Defesa Civil para informações sobre doações e voluntariado.
Acompanhe atualizações sobre a situação e compartilhe essa notícia para ampliar o alcance da ajuda às famílias atingidas.
Fonte: Agência Brasil