Lula e Presidente Eleito do Uruguai Discutem Acordos entre Mercosul e União Europeia

Yamandú Orsi destaca importância da cooperação regional em visita ao Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta sexta-feira (29), no Palácio do Planalto, o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, para uma reunião que reforçou as relações bilaterais e discutiu o andamento do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O tema será central na próxima Cúpula do Mercosul, que ocorre na próxima semana, em Montevidéu.

Após o encontro, Orsi destacou o otimismo em relação às negociações com a Europa e afirmou que os países do Mercosul precisam fortalecer suas alianças diante de um cenário global de mudanças e imprevisibilidade. “Somos otimistas com a possibilidade de estreitar laços com outras regiões, fundamentalmente com a Europa”, declarou o presidente eleito uruguaio.

Lula parabenizou Orsi pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai, realizadas no último domingo (24). Orsi, candidato da coligação de esquerda Frente Ampla, retorna o partido ao poder, em uma vitória que também reforça os laços históricos entre o Uruguai e o Brasil, especialmente pela relação de amizade entre Lula e o ex-presidente uruguaio José Mujica.

Além disso, Orsi ressaltou a importância da parceria entre os dois países, destacando que o atual presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, compartilha da mesma visão. “Para nós, é importante saber que temos o Brasil sempre disposto a colaborar conosco”, afirmou.

A visita de Orsi também simboliza um momento de fortalecimento político e econômico entre os países do Mercosul, com expectativas renovadas para a assinatura do aguardado acordo com a União Europeia.

Contexto Regional

A reunião entre Lula e Orsi reforça o papel estratégico do Mercosul na integração econômica, tema relevante para cidades com forte presença agroindustrial e comercial como Cianorte, Terra Boa e Cruzeiro do Oeste, que podem se beneficiar diretamente com novos acordos internacionais.

Fonte: Agência Brasil