Cianorte age em outras frentes com avanço da dengue

dengue02O perigo não é visível muitas vezes, mas está crescendo. A Secretaria de Saúde de Cianorte amplia as ações contra a dengue, já que aumentou o registro de casos na cidade em relação a semana passada. Os casos positivos estavam em 37 e hoje passaram para 52 casos confirmados, com 185 notificações. “Estamos aplicando inseticidas com UBV costal no intuito de eliminar mosquitos contaminados em algumas regiões da cidade, conforme o nosso mapeamento de infestação”, comentou a supervisora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Vera Lucia Fusisawa, que acompanhou pessoalmente o trabalho na Zona 2 hoje.

O bairro é o terceiro ponto da cidade com mais problema, com seis casos autóctones registrados, ficando atrás da Zona 7 com 27 casos e do centro com nove casos.

O Ultra Baixo Volume (UBV) é um sistema de aplicar o inseticida sem disparar fumaça, numa fragmentação do veneno, fazendo um trabalho mais eficiente no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Fusisawa orienta aos moradores que colaborem com esse trabalho nos quintais de suas residências. Que, em caso de dúvidas, basta solicitar a identificação do funcionário da prefeitura.

O secretário de Saúde, Rogério Sossai, informa que a intensificação dos trabalhos de combate a dengue também aborda passar veneno em bueiros e agenda de ações em bairros. Como o arrastão feito no conjunto Ovídio Luiz Franzoni. Também foi liberada pelo governo estadual uma verba de R$ 55 mil para a compra de materiais e equipamentos para a Vigilância Epidemiológica.

EPIDEMIA – O alerta segue em relação à situação na região. Em Maringá, por exemplo, os responsáveis pelo setor já abordam o problema como epidemia. A cidade que fica a aproximadamente 65 quilômetros de Cianorte já registrou 1.093 casos esse ano, sendo que 256 foram confirmados essa semana, com um total de 3.591 notificações.

Assim como outras cidades da região tiveram seus Índices de Infestação Predial (IIP) apontados em situação de alerta pelos dados da 13ª Regional de Saúde, conforme reportagem publicada pelo jornal Folha de Cianorte. São elas Cidade Gaúcha, Rondon, Tapejara, Terra Boa, Cruzeiro do Oeste, Araruna, Engenheiro Beltrão e Moreira Sales.

SAIBA MAIS:
* Chuva tende a piorar problema da dengue na região
* Regional de Saúde confirma 165 casos de dengue na região

Texto: Andye Iore / Foto ilustrativa

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*