Ratinho Junior é homenageado com Troféu Ocepar por impulsionar o cooperativismo no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa nesta sexta-feira (28) do encontro estadual que o Sistema Ocepar promove no Parque Histórico de Carambeí, nos Campos Gerais. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Governador recebeu a honraria durante Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, em Carambeí, nos Campos Gerais

O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi homenageado nesta sexta-feira (28) com o Troféu Ocepar, concedido em reconhecimento às suas contribuições significativas ao cooperativismo paranaense. A entrega ocorreu durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, no Parque Histórico de Carambeí, nos Campos Gerais.

Ratinho Junior afirmou estar honrado com o reconhecimento. “É uma das maiores homenagens que recebi como figura pública. Fiquei muito feliz por saber que a escolha foi unânime entre as cooperativas”, disse. O governador enfatizou o papel estratégico do setor, que impulsiona o desenvolvimento econômico e social do Paraná.

Desde 2019, o governo estadual tem fortalecido a agroindustrialização, desburocratizado processos e investido na expansão de cooperativas em áreas como crédito, saúde e educação. “O Paraná se destaca nacionalmente como maior produtor de frango e peixe, segundo em suínos e grãos. Esse desempenho tem forte apoio das cooperativas”, ressaltou.

Cooperativismo em expansão

Durante o evento, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, apresentou um panorama otimista do setor em 2025. A estimativa é de que as cooperativas do Paraná fechem o ano com receita de R$ 220 bilhões — crescimento de 8% em relação a 2024. São quase 4,5 milhões de cooperados e 154 mil empregos diretos, consolidando o segmento como um dos principais empregadores do Estado.

“Mesmo diante de desafios, o cooperativismo paranaense mostrou resiliência e planejamento. É um modelo que funciona e serve de exemplo”, destacou Ricken.

Educação voltada ao cooperativismo

O evento também ressaltou iniciativas voltadas ao futuro do setor. Uma das ações do governo é a expansão dos colégios agrícolas com cooperativas-escola. A proposta, instituída por lei em 2023, tem como foco a formação de jovens com conhecimento prático sobre cooperativismo, associativismo e empreendedorismo.

“Estamos plantando as sementes do cooperativismo desde a escola. Isso garante que o Paraná continue sendo referência nesse modelo econômico”, declarou o governador.

Reconhecimentos e destaques

Além de Ratinho Junior, a cooperativa Frísia foi homenageada pelos 100 anos de atuação — a mais antiga do Paraná e segunda mais antiga do Brasil. Fundada por imigrantes holandeses, a Frísia é hoje um modelo de gestão integrada na agropecuária e florestal. “É simbólico receber esse reconhecimento no Ano Internacional das Cooperativas”, disse o presidente da Frísia, Geraldo Slob.

A programação do evento incluiu ainda palestras, como a do pesquisador Alexandre Pellaes, sobre liderança e propósito no trabalho. Também estiveram presentes autoridades estaduais, federais e representantes de cooperativas de todo o Paraná.

Cooperativismo é aposta estratégica do Paraná

Com iniciativas que integram produção, crédito, saúde e educação, o cooperativismo se consolida como pilar do desenvolvimento do Estado. O Troféu Ocepar, criado em 1977, já foi entregue a 51 personalidades que se destacaram nacionalmente por apoiar esse modelo. Em 2025, o reconhecimento a Ratinho Junior reforça a relevância do setor na construção de um Paraná mais forte, produtivo e cooperativo.

Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN)