Fogo atinge galpão da Inocentes de Belford Roxo e compromete preparação para o Carnaval 2026
Um incêndio de grandes proporções atingiu na tarde desta terça-feira (22) o barracão da escola de samba Inocentes de Belford Roxo, na zona portuária do Rio de Janeiro. O fogo mobilizou mais de 40 bombeiros de seis unidades e ameaça se alastrar para outros galpões próximos, colocando em risco os preparativos de diversas agremiações para o Carnaval de 2026.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 15h49 para conter as chamas em um imóvel no bairro do Santo Cristo, onde são confeccionados carros alegóricos e fantasias. Foram utilizados ao menos 13 veículos no combate ao fogo, que ainda não deixou vítimas. As causas do incêndio estão sendo apuradas pela Defesa Civil.
No mesmo complexo estão instalados os barracões das escolas Em Cima da Hora, Vigário Geral e Unidos do Jacarezinho. O risco de propagação das chamas é alto, já que os materiais utilizados — como isopor, tinta e cola — são altamente inflamáveis.
A Unidos do Jacarezinho confirmou que seu barracão foi totalmente destruído. Em nota, a escola lamentou: “No momento não temos como estimar os prejuízos dos materiais de alegorias, fantasias e esculturas perdidos”. A agremiação levaria para a avenida, em 2026, um enredo sobre a trajetória do cantor Xande de Pilares.
Já a Inocentes de Belford Roxo, que teria como tema “Da floresta vem a cura”, com destaque para os orixás e saberes ancestrais, ainda não divulgou o impacto exato da perda de estrutura e materiais no cronograma da escola.
A reportagem segue em atualização com informações sobre a contenção do incêndio e o laudo da perícia técnica, que deve apontar a origem das chamas nas próximas horas.
Leia também:
Veja o que já se sabe sobre o incêndio que atingiu escolas de samba no RJ
Inocentes de Belford Roxo revela enredo espiritual para 2026
Unidos do Jacarezinho homenageia Xande de Pilares no próximo carnaval
Fonte: Agência Brasil, Centro de Operações do Rio.