Anvisa proíbe substâncias cancerígenas usadas em unhas em gel

Produtos com TPO e DMPT terão venda suspensa em até 90 dias; profissionais de beleza e consumidores estão em risco

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta quarta-feira (29) o uso de duas substâncias químicas presentes em produtos para unhas em gel que exigem luz ultravioleta ou LED. Os compostos — TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e DMPT (dimetiltolilamina) — foram associados a riscos de câncer e infertilidade.

A medida visa proteger tanto os consumidores quanto os profissionais que manuseiam esses produtos regularmente, como cabeleireiros, manicures e esteticistas. Segundo a diretora Daniela Marreco, relatora da norma, os danos à saúde estão relacionados à exposição prolongada. “É dever do Estado atuar preventivamente, evitando a perpetuação de risco sabidamente evitável”, afirmou.

Com a nova resolução, fica imediatamente proibida a fabricação, importação e registro de cosméticos contendo essas substâncias no Brasil. Produtos que já estão no mercado terão prazo de 90 dias para serem retirados das prateleiras. Após esse período, seus registros serão cancelados e os fabricantes terão de recolher os itens restantes.

A Anvisa ressalta que a decisão também alinha o Brasil às normas da União Europeia, que recentemente baniu os mesmos compostos, e impede a entrada de produtos considerados inseguros internacionalmente.

Embora o risco para usuários ocasionais seja considerado menor, exposições repetidas — como ocorre com profissionais da beleza — aumentam significativamente os efeitos nocivos.


Você trabalha com unhas em gel ou frequenta salões que oferecem esse serviço? Compartilhe essa informação com quem precisa saber!

Fonte: Agência Brasil