Projeto idealizado por enfermeira do PAC será apresentado na maior mostra de saúde pública do Brasil
O projeto “Emergências Pediátricas e Autismo: Melhorando o Atendimento com Pulseiras Identificadoras”, desenvolvido pela enfermeira Karine Brum, da Prefeitura de Maringá, será destaque na 20ª edição da Mostra Brasil, Aqui Tem SUS. O evento, considerado o maior do país na área de saúde pública, ocorre de 15 a 18 de junho, durante o congresso do Conasems, em Belo Horizonte (MG).
A iniciativa foi implementada no Pronto Atendimento à Criança (PAC) da Zona Norte e na ala pediátrica da UPA Zona Sul, visando facilitar e humanizar o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta consiste no uso de pulseiras identificadoras que alertam os profissionais sobre a condição da criança, permitindo abordagens mais empáticas e eficientes.
Karine Brum, que além de servidora é mãe atípica, explica que a motivação para o projeto veio de sua própria vivência. “Meu filho é minha maior inspiração para propor melhorias no atendimento às crianças autistas. Como mãe, conheço as dificuldades do dia a dia e quero ajudar outras famílias a serem acolhidas com mais empatia e compreensão”, afirmou.
O projeto já havia sido apresentado na 3ª Mostra de Experiências SUS da região de Maringá, em abril, no Hospital Universitário. Entre os critérios de avaliação estavam inovação, relevância, aplicabilidade e resultados. Ao todo, 12 iniciativas de Maringá foram apresentadas no evento regional, das quais quatro foram selecionadas para a etapa nacional.
“O projeto que representará Maringá no evento nacional foi escolhido entre cerca de 500 trabalhos apresentados por municípios paranaenses. É um grande orgulho para todos nós”, destacou o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi.
Fonte: Prefeitura de Maringá
(Crédito da imagem: Lucas Vinícius/PMM)