Presidente defende projeto nacional que forme técnicos, árbitros e profissionais do esporte em diversas modalidades
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs que o projeto da Universidade do Futebol, idealizado pelo governo federal, seja ampliado para contemplar todas as modalidades esportivas. A ideia, segundo Lula, é transformar a proposta em uma Universidade do Esporte, capaz de posicionar o Brasil com mais força no cenário esportivo internacional.
Durante cerimônia de renovação do contrato de patrocínio entre a Caixa Econômica Federal e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizada nesta quinta-feira (22), o presidente reforçou a importância de um projeto inclusivo e de alcance nacional. “Vamos mostrar que esse país não é tão rico, mas tem orgulho, amor e dignidade e a gente não precisa ficar devendo nada para ninguém”, afirmou.
O ministro do Esporte, André Fufuca, informou que o projeto será apresentado à Presidência da República em cerca de 15 dias. Ele explicou que a proposta não prevê a construção de um novo campus, mas sim a utilização da estrutura física de universidades federais já existentes para sediar a iniciativa, com polos espalhados por todo o país.
A Universidade do Esporte terá como foco a formação e capacitação de profissionais como árbitros, técnicos e especialistas em diversas modalidades esportivas. O Ministério da Educação também está envolvido na elaboração do projeto, que será debatido entre as pastas na próxima semana.
A proposta atende a uma demanda histórica de fortalecimento da infraestrutura educacional voltada ao esporte, ampliando oportunidades de qualificação profissional e desenvolvimento técnico para diferentes regiões do Brasil.
Gostou da proposta da Universidade do Esporte? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários e siga nossas redes sociais para acompanhar as atualizações sobre o projeto!
Fonte: Agência Brasil (Bruno Bocchini)