
Vigilância Ambiental faz inspeção aérea e elimina focos do mosquito no parque de exposições
A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama intensificou as ações de combate à dengue no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, onde será realizada mais uma edição da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama. O trabalho preventivo inclui vistoria aérea com drones, aplicação de inseticida e eliminação de criadouros do Aedes aegypti.
Prevenção antes e durante a feira
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Regiani Silva, destacou a importância do monitoramento no local devido à grande circulação de visitantes.
“Muita gente da região vem visitar a feira e, embora a situação esteja sob controle em Umuarama, algumas cidades próximas estão em epidemia de dengue. Por isso, estamos fazendo um pente fino agora e manteremos o cuidado durante toda a exposição”, afirmou.
As ações começaram na segunda-feira (10), com a aplicação de inseticida para eliminar mosquitos adultos. Também foram realizadas vistorias terrestres e aéreas, utilizando drones para identificar possíveis acúmulos de água nas coberturas das instalações.
Orquídeas para combater criadouros
A partir de quinta-feira (13), será iniciada a obturação de ocos e frestas em árvores com o plantio de orquídeas. Esses espaços costumam acumular água da chuva e podem se tornar criadouros do mosquito.
A secretária municipal da Saúde, Lisbeth Scanavaca, determinou que o trabalho de monitoramento e vistorias continue até o final do evento, garantindo mais segurança para os visitantes.
Fonte: Prefeitura de Umuarama