Brasileira, número 1 no ranking júnior, busca o título em seu primeiro Grand Slam no tênis em cadeira de rodas.
A jovem mineira Vitória Miranda, de 17 anos, está brilhando no Aberto da Austrália. Estreante no Grand Slam, ela avançou nesta quinta-feira (23) à final da chave de simples na categoria júnior de tênis em cadeira de rodas. Vitória venceu a belga Luna Gryp por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1, e disputará o título nesta sexta-feira (24), em horário ainda a ser definido.
Antes disso, a brasileira encara outra decisão: a final de duplas. Em parceria com Luna Gryp, adversária derrotada mais cedo, Vitória enfrentará a dupla formada pela norte-americana Sabina Czauz e pela letã Ailina Mosko. O jogo será realizado às 22h (horário de Brasília).
Um Sonho de Grand Slam
Vitória busca repetir o feito histórico de Jade Lamal, primeira brasileira a conquistar um Grand Slam no tênis em cadeira de rodas, quando venceu no US Open em 2022. Apesar de jovem, Vitória já coleciona conquistas importantes, como o bicampeonato nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens em Bogotá 2023, quando levou o ouro em simples e nas duplas mistas ao lado de Luiz Calixto.
Com apenas 10% de força nas pernas, Vitória nasceu prematura, mas superou todas as adversidades para se tornar um dos principais nomes do esporte.
Mais Destaques Brasileiros
Outro talento brasileiro, Luiz Calixto, também de 17 anos, estará em ação esta noite. Número cinco do mundo, Luiz disputará a final de duplas masculinas ao lado do norte-americano Charlie Cooper, líder do ranking. Eles enfrentarão o belga Alexander Lantermann e o australiano Benjamin Wenzel.
Luiz, natural de Belo Horizonte, foi diagnosticado com pseudoartrose tibial e encontrou no tênis uma forma de superar os desafios físicos. Em 2024, ao lado de Vitória, conquistou o título do Cruyff Foundation Americas International, nos Estados Unidos.
Outros Brasileiros no Torneio
Na divisão Quad, para tenistas com limitações nos membros superiores, Ymanitu Silva e Leandro Pena representaram o Brasil, mas foram eliminados na primeira rodada. Silva enfrentou o holandês Sam Schroder, líder do ranking, enquanto Pena caiu diante do chileno Francisco Cayulef.
Esperança e Inspiração
O desempenho de Vitória Miranda e Luiz Calixto no Aberto da Austrália mostra o crescimento do tênis em cadeira de rodas no Brasil, inspirando novas gerações de atletas. Com finais emocionantes pela frente, o país tem a chance de conquistar títulos inéditos no primeiro Grand Slam do ano.
Fonte: Agência Brasil.