Paraná investe R$ 8,5 milhões para agilizar abertura de empresas nos municípios

Projeto da Jucepar foca na desburocratização e promete reduzir o tempo para registro de CNPJs, beneficiando empreendedores em todo o Estado.

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar), vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Seic), aprovou o projeto de consolidação do sistema Empresa Fácil nos municípios paranaenses. A iniciativa, que contará com um investimento de R$ 8,5 milhões em dois anos, busca acelerar a etapa municipal no processo de abertura de empresas, eliminando gargalos e integrando os municípios ao sistema estadual.

Automatização e georreferenciamento

Uma das principais mudanças será a automatização da consulta de viabilidade, etapa crucial para a abertura de empresas. Essa fase, de responsabilidade dos municípios, será modernizada com a implantação de georreferenciamento. O mapeamento das regiões permitirá identificar rapidamente quais atividades podem ser desenvolvidas em cada área, otimizando a aprovação de novos empreendimentos.

“O objetivo é reduzir ainda mais o tempo para registro de CNPJs no Paraná, chegando a apenas 6 horas no futuro”, afirmou Marcos Rigoni, presidente da Jucepar. Em outubro de 2024, o tempo médio para registro no Estado foi de 9 horas e 46 minutos, o segundo mais rápido do país, atrás apenas de Sergipe (6 horas e 32 minutos).

Apoio aos municípios

O projeto prevê diagnóstico e busca ativa para entender as necessidades locais, oferecendo suporte técnico e estrutural para que os 399 municípios paranaenses possam se integrar plenamente ao sistema Empresa Fácil.

“Esse investimento facilitará o trabalho das prefeituras e reduzirá a burocracia para o empreendedor, promovendo um ambiente de negócios ainda mais favorável no Paraná”, ressaltou Christiano Puppi, diretor-geral da Seic.

Parceria com Sebrae e desburocratização

A iniciativa faz parte do programa Descomplica Paraná, que busca simplificar processos e melhorar o ambiente de negócios no Estado. Com a parceria do Sebrae e outros órgãos, como a Secretaria de Inovação e a Procuradoria-Geral do Estado, a expectativa é implementar o projeto em até um ano e meio.

“Essa integração plena mostrará que o Paraná é, de fato, um estado amigo do empresário, criando um ambiente que atrai ainda mais investimentos e gera empregos”, destacou Puppi.

Avanço econômico e destaque nacional

O Paraná segue se destacando no cenário nacional, sendo a quarta maior economia do Brasil, conforme relatório recente do IBGE. A modernização do sistema Empresa Fácil é mais um passo para consolidar o Estado como um dos melhores lugares para empreender no país.

Fonte: Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná.