Empreendedores de favelas apostam na alimentação fora do lar para crescer

Núcleos da Abrasel em várias cidades apoiam pequenos negócios de bares e restaurantes nas comunidades

No Dia da Favela, celebrado em 4 de novembro, destaca-se a importância dos negócios nas favelas brasileiras, onde milhões de empreendedores atuam em estabelecimentos de alimentação fora do lar, como bares, lanchonetes e padarias. Segundo o IBGE, existem cerca de 12,4 mil favelas no Brasil, com uma população de 16,4 milhões de pessoas, entre as quais 5,2 milhões já empreendem. E, para muitos, a alimentação fora do lar é a principal aposta.

Para apoiar esse cenário, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estabeleceu núcleos de apoio em cinco favelas pelo país: Vergel do Lago (Maceió/AL), Aglomerado da Serra (Belo Horizonte/MG), Bairro da Paz (Salvador/BA), Vila Torres (Curitiba/PR) e Campo Limpo (São Paulo/SP). Esses núcleos buscam encurtar o caminho para o sucesso dos empreendedores locais, ajudando-os a superar desafios e se formalizar – atualmente, apenas 37% dos negócios nas favelas têm CNPJ.

Cris do Morro, líder de parcerias da Abrasel, explica que a iniciativa busca “quebrar o muro entre os empreendedores da favela e os de fora”, oferecendo suporte e capacitação. Em Salvador, por exemplo, o núcleo do Bairro da Paz trabalha com consultorias especializadas para capacitar os empreendedores. Jair do Carmo, coordenador local e dono da Planeta Pizza, ressalta a importância da qualificação: “A educação é a base. Muitos associados estão estudando contabilidade e atributos fiscais, o que fortalece seus negócios”.

Com essas parcerias e investimentos em capacitação, a Abrasel espera impulsionar o protagonismo dos empreendedores das favelas, ajudando-os a prosperar em suas próprias comunidades.

Fonte: Agência Brasil