Cianorte promove capacitação sobre igualdade racial e políticas públicas

Evento integra o Mês da Consciência Negra e busca eliminar barreiras contra o racismo

Na manhã desta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cianorte realizaram uma capacitação sobre “Promoção da Igualdade Racial nas Políticas Públicas Intersetoriais”. O evento, que aconteceu no auditório do Paço Municipal, contou com a participação do presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná e do MDB Afro Nacional, Aloísio Nascimento.

A ação faz parte da programação do Mês da Consciência Negra e tem como objetivo treinar as equipes municipais para identificar e superar barreiras relacionadas ao racismo e à discriminação racial, promovendo acesso igualitário aos serviços públicos e valorizando a diversidade.

“Nossos esforços visam reduzir desigualdades, garantir inclusão, promover justiça social e valorizar a representatividade em espaços de decisão, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de toda a sociedade”, destacou Andressa Belo Safira, secretária municipal de Assistência Social.

Mobilizações durante o mês da Consciência Negra
A programação do Mês da Consciência Negra em Cianorte inclui diversas atividades para conscientização e valorização da cultura afro-brasileira. Entre as ações realizadas estão:

  • Roda de conversa “Respeito e Igualdade” (06/11)
  • Oficina de capoeira (08/11)
  • Discussões sobre a Cultura Africana na literatura e culinária, com o preparo de receitas típicas (13/11)

As atividades continuam no dia 27, com uma visita ao Centro da Cultura Negra, e encerram no dia 29, com um Show de Talentos.

Importância da iniciativa
A capacitação e as mobilizações refletem o compromisso da cidade de Cianorte em promover a igualdade racial e combater o racismo, alinhando-se às políticas públicas nacionais de inclusão e valorização da diversidade.

Você já participou de alguma atividade do Mês da Consciência Negra? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social