Biodiversidade e inovação marcam a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento destaca a importância dos biomas brasileiros e o papel das deeptechs e bionegócios para o desenvolvimento sustentável.


A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em Brasília até o dia 10 de novembro, coloca em evidência a biodiversidade brasileira e o valor dos conhecimentos das comunidades tradicionais. Na abertura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a necessidade de intensificar os investimentos em pesquisa para um desenvolvimento mais justo e sustentável no país. Como parte da iniciativa, o governo federal anunciou um pacote de R$ 740 milhões em investimentos, destinado ao avanço da ciência e tecnologia por meio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI).

Parceiro do governo na promoção da inovação, o Sebrae apoia programas que aproximam a pesquisa científica do mercado. Iniciativas como o Catalisa ICT incentivam a criação de startups deeptech, enquanto o Programa Inova Biomas impulsiona negócios sustentáveis voltados para a conservação de biomas como Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Inteligência artificial e o futuro dos negócios

Além das ações voltadas para a biodiversidade, o Sebrae tem atuado na implementação do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), aprovado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, a inteligência artificial já está revolucionando setores como saúde, educação e economia, e o Brasil tem um papel importante na construção desse futuro tecnológico.

Em outubro, o Sebrae, o MCTI e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) se reuniram para discutir formas de envolver pequenos negócios na criação de soluções de IA para o setor público e privado.


Fonte: Agência Brasil