A personalização e o uso de Inteligência Artificial (IA) são apontados como estratégias fundamentais para conquistar consumidores durante datas importantes do varejo, como a Black Friday e o Natal.
As campanhas publicitárias online são essenciais para aumentar as vendas no e-commerce, principalmente em datas sazonais como a Black Friday. No entanto, o excesso de anúncios pode gerar efeito contrário: 74% das desistências de compra no comércio eletrônico são causadas pela publicidade excessiva, segundo pesquisa da Accenture Brasil.
Embora a publicidade seja crucial para atingir possíveis clientes, é necessário ter cautela, focando em uma estratégia que privilegie a personalização e evite o bombardeio de anúncios, que pode afastar o consumidor. De acordo com o estudo da Accenture, 73% dos consumidores relataram sentir-se “inundados” pelas opções de compra.
Personalização como chave para o sucesso
Para Daniela Torres, sócia e CEO da Simples Inovação, uma das principais falhas das empresas é tentar alcançar o maior número possível de pessoas sem critério, desconsiderando a importância da personalização. “Não dá para mandar todos os anúncios para todo mundo. Acertar significa entender o público e criar ações coerentes com cada perfil”, destaca a especialista.
Uma solução para evitar os anúncios em massa é o uso de ferramentas de IA, que analisam o comportamento dos usuários e permitem a criação de anúncios mais segmentados e relevantes para o público-alvo. “A IA ajuda a identificar o que interessa ao consumidor e, com isso, possibilita segmentar melhor as campanhas, usando a linguagem e plataforma adequadas”, explica Daniela.
Esses dados também são úteis para a criação de personas, perfis detalhados que representam o comprador ideal, o que ajuda a afinar ainda mais a comunicação com o público.
Estratégias de remarketing e retargeting
Em datas sazonais como a Black Friday, estratégias de remarketing e retargeting se mostram muito eficazes. Essas ações miram consumidores que já interagiram com a loja anteriormente, reforçando a chance de conversão. Daniela exemplifica: “Um bom caso é mostrar ao cliente, por meio de um anúncio, um produto com o qual ele já interagiu, talvez oferecendo um cupom de desconto.”
No entanto, a especialista alerta sobre a importância de equilibrar a frequência dos anúncios, para não saturar o público.
Experiência do cliente: o diferencial na alta demanda
Além dos anúncios personalizados, garantir uma experiência de compra de qualidade é fundamental, especialmente em períodos de alta demanda. Segundo o estudo CX Trends 2024, 58% dos consumidores abandonam compras após uma experiência negativa. Para Daniela, “sustentar um relacionamento duradouro exige uma experiência de compra sólida e ágil, que vá além do primeiro contato através do anúncio”.
Sobre a Simples Inovação
A Simples Inovação, fundada em 2013, é uma empresa especializada em modelagem de negócios para o e-commerce, sendo certificada pelas principais plataformas, como Shopify e Vtex. Com atuação nacional e internacional, a empresa atende clientes de peso, como Fluminense, Arno, Everlast, Disney, entre outros.
Fonte: Accenture Brasil