Alunas do Colégio Sesi Cianorte tomam posse e são diplomadas como vereadoras mirins

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cianorte desta segunda-feira (17), foi especial para três alunas do Colégio Sesi Cianorte, pois tomaram posse e foram eleitas vereadoras mirins, através do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa – que é um projeto do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) desenvolvido em todo o país com estudantes do Ensino Médio de diversas escolas – tem por objetivo propiciar aos estudantes a vivência do processo político do Poder Legislativo. Em Cianorte, o Colégio Sesi foi o único a aderir.

De acordo com a professora do Colégio Sesi Cianorte, Ana Paula Thomaz Pina, o processo de eleição ocorreu de forma democrática na escola com a utilização de urnas eleitorais. “Com o apoio do cartório eleitoral local, foram confeccionados títulos de eleitor fictícios e os alunos se organizaram em três partidos políticos e dois foram eleitos, através das urnas eleitorais com o resultado na hora: Partido Liberdade, Respeito e Dignidade (PRLD) e Partido Educação e Cultura (PEC)”, explica acompanhada dos demais colaboradores do colégio.

Ainda, segundo Ana Paula, é papel da escola ensinar o aluno, o exercício da cidadania, o funcionamento da política, em especial, o poder legislativo no âmbito municipal. “Para muitos alunos, foi o primeiro contato com uma urna eletrônica, com um título de eleitor. Dos seis candidatos, cinco eram meninas e três foram eleitas. Esperamos que as mulheres tenham maior representatividade nos poderes”, pontua.

“Daqui alguns dias, conforme orientação do TRE, as alunas eleitas estarão apresentando o seu projeto de lei aqui nesta casa, que irão beneficiar tanto a comunidade escolar, bem como a comunidade cianortense. Essas vereadoras são o nosso futuro”, finaliza a professora.

Fonte: Diego Fernando Laska – Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cianorte