Em Cianorte, a partir dessa segunda-feira (11), os motoristas que praticarem irregularidades com relação ao estacionamento irão receber uma multa moral. O aviso, que descreve a infração cometida, bem como o tipo, número de pontos e valor, tem caráter educativo, visto que o processo de municipalização do trânsito está próximo de ser concretizado. A “multa” será feita por meio de material impresso, afixado no para-brisa do veículo ou entregue pessoalmente ao condutor, pelo agente municipal de trânsito, sem a cobrança do ônus.
“O objetivo é informar a população quanto à necessidade de respeitar a legislação de estacionamento. Trata-se de um exercício, ou melhor, de uma simulação de quais seriam os impactos da infração, dentro de um período de adaptação, para garantir que as pessoas estejam conscientes quando as penalidades começarem a ser aplicadas de fato, evitando a chamada indústria de multas”, explica a diretora de Trânsito da Prefeitura, Jennifer Cadan Kühl.
No total, com a multa moral, os motoristas poderão ser alertados sobre oito infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que vão do tipo leve à gravíssima, com aplicação de quatro a sete pontos na carteira de habilitação, e valores de R$ 130,16 à R$ 293,47. “Todas são relacionadas ao estacionamento porque, com a municipalização, passará a ser responsabilidade da Prefeitura. Assim, pedimos a todos para que fiquem atentos às sinalizações e, caso recebam uma multa moral, acatem a orientação. A educação e o respeito no trânsito só se constroem com a participação de cada um”, destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Magron Júnior. (Fonte: ASCOM PMC)
Seja o primeiro a comentar