Cianorte recebe mostra “Olhar Itinerante” nesta quarta-feira

 

mostra-cinema-siteA Capital do Vestuário recebe, nesta quarta-feira (18), a mostra “Olhar Itinerante” que apresentará 11 curtas que participaram do Festival Internacional de Curitiba realizada em junho de 2017. 

A exibição será no Anfiteatro da Unidade do Sesi em Cianorte, localizado na Travessa Um, nº 63 no Parque Industrial, a partir das 19:30 horas. A entrada é gratuita, sendo que a mostra conta com filmes para toda a família.

O “Olhar Itinerante” conta com o Programa Família com a exibição de quatro filmes – “Teddy Tranquilo” da Croácia com duração de 8 minutos;  “A Piscina de Caíque” com 15 minutos; “Médico de Monstro” com 11 minutos; e “Caminho dos Gigantes” com 12 minutos, as três são produções brasileiras.

Já o Programa Jovem contará com três curta-metragens: “Ringo” de 13 minutos produzido na Espanha; “O Disco Resplandece” de 12 minutos produzido em parceria por Turquia e Espanha; a obra francesa “Horizonte de Bene” de 13 minutos; e o brasileiro “Garoto VHS” de 19 minutos.

Encerrando a Mostra acontecerá o Programa Momento Brasil com exibição de três curtas tupiniquins. “Na Missão, com Kadu” de 28 minutos; “Balança Brasil” de 25 minutos; e “Desmonte”, de 08 minutos.

 

 

Confira as sinopses dos filmes que serão exibidos na Mostra “Olhar Itinerante”

PROGRAMA FAMÍLIA

TEDDY TRANQUILO / Medo trapavko – Croácia, 2017, 8′ – “Teddy tranquilo”, animação croata de Tomislav Gregl, narra as aventuras de um pequeno urso na floresta, em sua rotina da escola onde tem aulas com outros bichos e seus passeios para desbravar o ambiente repleto de diversidade e novos amigos, sempre movido pelo ímpeto da preservação de todos os seres ao seu redor.

 A PISCINA DE CAÍQUE – Brasil, 2017, 15′ – “A piscina de Caíque”, uma ficção brasileira de Raphael Gustavo da Silva, narra a história de um garoto que vive em uma região onde a falta de água e o calor é uma realidade constante. Caíque adora brincar na água, mas enquanto não ganha uma piscina, brinca de escorregar no piso molhado, até que percebe que falta algo na casa que é mais importante para sua família do que sua desejada piscina.

 MÉDICO DE MONSTRO – Brasil, 2016, 11′ – “Médico de monstro”, uma ficção brasileira de Gustavo Teixeira, conta a história de um menino que, diferentemente de seus colegas, que desejam ser astronauta, dentista ou jogador de futebol, sonha em ser médico de monstros. Para realizar seu sonho, Dudu precisa enfrentar as chacotas de seus colegas e também seu medo das famosas criaturas que habitam o imaginário das crianças.

 CAMINHO DOS GIGANTES – Brasil, 2016, 12′ – A animação brasileira “Caminho dos gigantes”, de Alois Di Leo, narra as aventuras de Oquirá, uma pequena indígena que entra em contato com a cultura do povo de sua aldeia e aprende sobre a ordem cíclica da natureza quando começa a observar e investigar sobre a vida das gigantescas árvores ao seu redor, figuras ancestrais encantadas.

 

PROGRAMA JOVEM

RINGO / Ringo – Espanha, 2016, 13′ – O espanhol “Ringo”, de Adrià Pagès, é uma comédia que narra os momentos em que uma senhora, que vive com sua filha e sua neta adolescente, passa a se comportar de maneira bastante diferente do usual, mais alegre que o normal. A senhorinha começa a se lembrar de sua juventude roqueira, até finalmente declarar que é Ringo Starr, baterista dos Beatles, desestabilizando a tranquila rotina da família.

 O DISCO RESPLANDECE / La disco resplandece – Turquia, Espanha, 2016, 12’ – Um pequeno grupo de jovens se encontram em uma tarde de sábado e saem em busca de diversão na pacata paisagem de Alicante, Espanha. Em “O disco resplandece”, do espanhol Chema García Ibarra, os amigos percorrem e interagem espaços vazios, preenchendo esses lugares com seus corpos, músicas e conversas, enquanto a noite chega, se vai e o dia recomeça.

 GAROTO VHS – Brasil, 2016, 19′ – “Garoto VHS”, ficção brasileira de Carlos Daniel Reichel, acompanha os últimos momentos da jovem Roberta com seus colegas do colégio, antes de sua mudança de cidade. Um de seus colegas, que no lugar da cabeça possui uma grande câmera VHS com a qual registra seu cotidiano, decide revisitar seus registros para presentear Roberta com suas lembranças e declarar sua paixão

 HORIZONTE DE BENE / L’horizon de bene – França, 2016, 13’ – “L’horizon de Bene”, animação francesa de Eloic Gimenez e Jumi Yoon, tem como cenário uma floresta tropical onde pessoas caçam animais selvagens. O menino Bene ajuda os adultos nesta tarefa, até encontrar um gorila ferido que desperta o seu desejo de cuidado e preservação dos animais ao seu redor, o colocando em confronto com os adultos caçadores.

 

PROGRAMA MOMENTO BRASIL

NA MISSÃO, COM KADU – Brasil, 2016, 28′ – O brasileiro “Na missão, com Kadu”, de Aiano Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito, acompanha o líder comunitário Kadu na luta por moradia na ocupação Izidora, em Belo Horizonte. Com sua câmera em mãos, Kadu registra e relembra um dia de marcha e reivindicações, evidenciando a violenta atuação da PM contra os manifestantes, anunciando uma irreparável tragédia iminente.

 BALANÇA BRASIL – Brasil, 2017, 25’ – O brasileiro “Balança Brasil”, de Carlos Segundo retrata o cotidiano de trabalhadores negros que vivem do movimento turístico em Porto Seguro, a medida que faz um resgate reflexivo do período colonial no país. Nesta cidade, onde as primeiras caravelas portuguesas atracaram em 1500 é evidenciada as históricas contradições que se perpetuam e a resistência da cultura negra.

 DESMONTE – Brasil, 2016, 8′ – O brasileiro “Desmonte”, de Mari Cavalcanti, faz um retrato de uma escola em ruínas, mesclando performance, ficção científica e suspense que formam uma alegoria sensorial da educação no Brasil. O filme foi desenvolvido durante uma oficina de percepção visual oferecida para alunos durante a ocupação de uma escola pública do Rio de Janeiro em 2016.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*