STJD suspende Victor Gabriel até retorno de Gabriel Pec

Zagueiro do Internacional pode ficar até 180 dias afastado após falta que causou fratura na tíbia do atacante do Cruzeiro; decisão ainda cabe recurso.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) suspendeu Victor Gabriel, do Internacional, até que Gabriel Pec, do Cruzeiro, retorne aos treinamentos. A punição, definida nesta terça-feira (28), terá duração máxima de 180 dias e ainda pode ser contestada por meio de recurso.

A decisão ocorreu após o STJD analisar a entrada cometida pelo zagueiro durante a derrota do Internacional por 2 a 1 para o Cruzeiro, na quarta-feira (22), pelo Campeonato Brasileiro. Gabriel Pec sofreu uma fratura na tíbia da perna esquerda e precisou passar por cirurgia.

Falta de Victor Gabriel causou fratura

O lance ocorreu aos 15 minutos do segundo tempo, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Victor Gabriel chegou atrasado na disputa de bola, atingiu o adversário e recebeu cartão vermelho.

Gabriel Pec deixou o gramado em uma maca e foi encaminhado para exames. Segundo as informações divulgadas após a partida, o atacante deverá permanecer afastado por um período estimado entre três e quatro meses.

STJD aplicou agravante previsto no CBJD

Victor Gabriel foi denunciado com base no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê suspensão de uma a seis partidas em casos de jogada violenta. A Procuradoria do STJD também pediu a aplicação do agravante previsto no parágrafo 3º do mesmo artigo.

Durante o julgamento, o auditor Eduardo Xibe afirmou que a medida tem caráter disciplinar e preventivo. Segundo ele, a regra busca evitar que um atleta responsável por uma lesão grave retorne imediatamente às competições enquanto o jogador atingido permanece afastado.

“A finalidade do parágrafo 3º é disciplinar e preventiva: impedir que quem produziu, por jogada violenta grave, afastamento esportivo prolongado retorne imediatamente à competição, quando as circunstâncias concretas justificam consequência mais severa”, declarou o auditor.

Também votaram pela aplicação da suspensão ampliada o presidente do STJD, Jorge Octavio Lavocat Galvão, e a auditora Aline Gonçalves Jatahy.

O auditor-relator Rodrigo Steinmann Bayer apresentou entendimento diferente. Ele votou pela suspensão de seis partidas, sem vincular o retorno de Victor Gabriel à recuperação de Gabriel Pec.

Zagueiro nega intenção de lesionar adversário

Após a partida, Victor Gabriel utilizou as redes sociais para pedir desculpas ao atacante do Cruzeiro. Durante o julgamento, o defensor declarou que não teve a intenção de provocar a lesão.

O jogador afirmou que acreditava que chegaria primeiro à bola e atribuiu a força do contato às condições do gramado, que estava molhado. Segundo o zagueiro, após tocar na bola, ele não conseguiu recolher a perna a tempo de evitar o choque.

A defesa de Victor Gabriel ainda poderá recorrer da decisão. Até uma eventual mudança no julgamento, o atleta permanecerá suspenso até a liberação de Gabriel Pec para voltar aos treinamentos, respeitado o limite de 180 dias.

Fonte: Agência Brasil