Beneficiários que não se recadastrarem no prazo perderão o auxílio; atualização é obrigatória nos CRAS de Cianorte
Atenção, beneficiários do programa Água Solidária em Cianorte: teve início nesta segunda-feira (5) o prazo para atualização obrigatória do cadastro. Ao todo, 1.096 famílias estão sendo convocadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) para garantir a continuidade do benefício em 2026.
O recadastramento deve ser feito até 15 de fevereiro, presencialmente, em um dos dois CRAS da cidade:
- CRAS I: Rua Guararapes, 313 – Zona 01
- CRAS II: Rua Capixingui, 75 – Cianortinho
Documentos exigidos:
Para efetivar a atualização cadastral, é necessário apresentar:
- RG e CPF de todos os moradores da casa
- Comprovante de renda de todos os integrantes da família
- Fatura de água mais recente
A não atualização no prazo resultará em desligamento imediato do programa, conforme estabelece a Instrução Normativa nº 001/2025/SMAS.
Quem tem direito ao programa Água Solidária?
Criado pela Lei nº 4084/2013, o Água Solidária cobre a fatura de água e esgoto para famílias de baixa renda, usuárias da SANEPAR, desde que atendam aos seguintes critérios:
- Renda per capita de até meio salário mínimo nacional
- Residência com Tarifa Social ativa
- Consumo de água limitado a 2,5 m³ por pessoa
Com as novas regras, o programa agora atende exclusivamente:
- Mulheres chefes de família com filhos menores de 18 anos
- Pessoas idosas com 65 anos ou mais
- Pessoas com deficiência
A secretária Andressa Belo Safira reforçou o apelo: “Sabemos que o programa traz alívio no orçamento das famílias. Por isso, pedimos que todos compareçam o quanto antes aos CRAS. Não deixem para a última hora.”
Evite a suspensão do benefício. Compartilhe esta informação com quem precisa!
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social