Ganhando o Mundo 2025: alunos embarcam para a Irlanda em maior edição do programa

Mais de 1.300 estudantes da rede estadual do Paraná participarão de intercâmbio em países de língua inglesa.

O programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Paraná, iniciou o ano de 2025 com despedidas emocionantes no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Os primeiros grupos, compostos por 75 estudantes da rede estadual de ensino, embarcaram nesta quinta-feira (02) rumo à Irlanda, que estreia como destino do programa nesta edição. Ao longo de janeiro, o país europeu receberá 150 alunos paranaenses para um intercâmbio de cinco meses.

Maior edição do programa Ganhando o Mundo

Em 2025, o Ganhando o Mundo alcança sua maior edição, contemplando 1.300 estudantes com intercâmbios de quatro a cinco meses em países como Irlanda, Austrália, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia e Estados Unidos. Desde seu lançamento em 2019, o programa já beneficiou 1.240 alunos, oferecendo experiências internacionais com todas as despesas custeadas pelo governo estadual.

Roni Miranda, secretário de Estado da Educação, celebrou a expansão do programa. “Com mais estudantes participando, ampliamos oportunidades de aprendizado, aprimoramento do inglês e vivências culturais que os preparam para o mercado de trabalho com diferenciais significativos em seus currículos.”

Histórias de emoção e expectativa

Daniele Alves da Silva, de 16 anos, aluna do Colégio Estadual Presidente Afonso Camargo, de Loanda, foi uma das estudantes que embarcaram nesta quinta-feira. Ela passará cinco meses em Dublin, onde estudará no Dominican College. “Estou ansiosa para viver a cultura irlandesa dentro e fora da sala de aula. Já entrei em contato com minha host family e estamos nos conhecendo, o que me deixou bastante à vontade”, contou a jovem.

Outro momento marcante foi a partida das gêmeas Ana Júlia e Ana Clara Lupges, de Cascavel. Ambas foram selecionadas para o intercâmbio, mas seguirão para destinos diferentes: enquanto Ana Júlia embarcou para a Irlanda, Ana Clara terá a Nova Zelândia como destino. “É a primeira vez que viajamos de avião e para fora do país. Foi uma sequência de emoções para toda a família”, comentou Ana Júlia.

Edição especial para colégios agrícolas

Em 2025, o programa também ganha uma edição especial para 100 alunos de colégios agrícolas e florestais do Paraná. Eles viajarão para o estado de Iowa, nos Estados Unidos, um dos principais polos agrícolas do mundo, para aprender sobre tecnologia e inovação no setor.

Transformando vidas e ampliando horizontes

Desde sua criação, o Ganhando o Mundo tem como objetivo transformar a educação pública paranaense por meio de experiências internacionais. Além dos estudantes, professores e diretores da rede estadual também já participaram de imersões culturais e acadêmicas em diversos países, fortalecendo a educação no Estado.

💬 O que você acha do programa Ganhando o Mundo? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre esta iniciativa transformadora. Siga-nos para acompanhar mais histórias inspiradoras!

Fonte: AEN