Irati lança projeto para o plantio de 40 mil mudas de árvores nativas

Iniciativa impactará cerca de 4 mil estudantes em 15 Centros Estaduais de Educação Profissional.

Nesta sexta-feira (20), a Secretaria de Estado da Educação lançou, no Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Costa e Silva, em Irati, o Projeto Agrofloresta Paraná. A ação, que coincide com as comemorações do Dia da Árvore, visa o plantio de 40 mil mudas de árvores nativas, sendo 20 mil distribuídas inicialmente entre 15 Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs).

O projeto impactará diretamente entre 3,5 mil e 4 mil estudantes, que participarão de atividades práticas de plantio e manejo das mudas, promovendo o engajamento na sustentabilidade e preservação ambiental.

Educação para a sustentabilidade

O objetivo do Projeto Agrofloresta Paraná é fomentar a consciência ambiental nas escolas e comunidades do Estado, incentivando práticas que reduzam os impactos ambientais. Autoridades locais participaram do evento de lançamento, onde foram plantadas as primeiras mudas de forma simbólica.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destacou a importância do projeto. “Estamos dando um exemplo ao Brasil, mostrando que é possível promover a preservação ambiental dentro das nossas escolas”, afirmou. Já Renato Hey Gondin, coordenador dos Colégios Agrícolas e Florestais, reforçou que o projeto contribui para que os alunos levem os conceitos de reflorestamento e sustentabilidade para suas comunidades e propriedades rurais.


Fonte: Secretaria de Educação