Médico veterinário “da casa” é novo secretário de Agricultura

charron01O médico veterinário Georges Robert Charron Junior (foto ao lado), 48 anos, é o novo secretário de Agricultura de Cianorte. O servidor que tem 24 anos de serviço público foi nomeado pelo prefeito Claudemir Bongiorno e já faz articulações no setor rural da região. Ele participou de uma reunião na tarde de ontem (6) na sede regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) que teve representantes de diferentes órgãos rurais (foto abaixo).

O encontro foi para apresentar ao novo secretário municipal quem é o que fazem as instituições rurais de Cianorte e região. “Vamos focar na melhoria dos projetos e dos serviços que estão em andamento”, anunciou Charron, que descartou mudanças na secretaria no momento.

BEM-VINDO – O setor recebe Georges Charron com boas expectativas. “Ele é uma pessoa competente e foi uma boa escolha para o cargo”, considera o chefe do Núcleo Regional da SEAB de Cianorte e engenheiro agrônomo, Francisco Cascardo Neto.

Ele diz que ter um bom relacionamento e abertura entre a prefeitura e o governo estadual facilita o repasse de verbas e implantação de projetos na cidade. “O Estado não substitui o trabalho da prefeitura. E sim apoia as políticas públicas numa parceria com o trabalho que já é feito”, comenta Cascardo.

Participaram da reunião ontem representantes da Seab, Emater, Instituo Florestal do Paraná, Adapar, Amenorte, do deputado Jonas Guimarães, entre outros.

secretario02

ENTREVISTA
FOLHA DE CIANORTE – Quais seus principais desafios como secretário municipal de Agricultura?
GEORGES CHARRON –
O desafio nosso é ampliar projetos que já existem, como as agroindústrias. Também trabalhar com a inseminação artificial que já está em andamento. E o projeto Porteira Adentro, dando assistência ao produtor rural na parte de maquinário. Com curva de nível, carreadores que estão degradados, entre outras situações que prejudicam o escoamento de água pluvial.

Haverá alguma mudança na estrutura ou organização interna da secretaria de Agricultura?
A princípio a equipe será a mesma, mesmo porque esse ano é de dificuldade no setor em todo o Brasil. Vamos focar na melhoria dos projetos e dos serviços que estão em andamento.

Quais serão suas primeiras ações como secretário de Agricultura de Cianorte?
Vamos intensificar a parte de assistência técnica, principalmente na olericultura que merece mais atenção. Na pecuária vamos incentivar o produtor a melhorar o rebanho com vacinações e manejo sanitário. E vamos avaliar como está a estrutura interna da secretaria com os veículos, departamentos e se tem alguma carência de equipamento.

Dentro da sua experiência de 24 anos na prefeitura, tem algum projeto que você gostaria de implantar que ainda não existe na agricultura local?
Embora ainda temos um tempo razoavelmente longo nessa gestão, dependemos muito de recursos do governo estadual para fazer grandes projetos. Se tudo der certo, vamos tentar sim implantar novos projetos. O que eu mais sinto carência é ligada à minha área. Como um programa de inseminação. Mas isso já está saindo do papel e vai beneficiar pequenos produtores na parte genética do gado e na melhoria na qualidade do leite desse rebanho. O prefeito Bongiorno já deu o aval, já está saindo do papel e até o final do ano já começa a ser efetivado.

Texto e fotos: Andye Iore / Folha de Cianorte

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*