Seis cidades da região tem 79.671 eleitores que devem fazer o recadastramento biométrico
A Justiça Eleitoral de Cianorte está preparada para fazer o recadastramento biomértico dos eleitores da região. São 79.671 eleitores de seis municípios que devem se dirigir até a sede da Justiça Eleitoral para atualizar o título de eleitor entre 3 de abril e 25 de agosto. “O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores”, comenta o chefe do cartório eleitoral, Fernando Cesar Crinchev.
A dica para os eleitores é agendar o atendimento pela internet antes. Assim fica marcado um horário e o atendimento que será entre 9 horas e 18 horas durante a semana acontecerá mais rápido. A pessoa deve levar o título de eleitor e documentos pessoais.
O processo de recadastramento biométrico será feito com uma equipe com 40 pessoas, sendo trabalhadores terceirizados e servidores de prefeituras da região que utilizarão 40 terminais.
Assim, Crinchev estima que o atendimento possa ser mais agil com a estimativa de atender uma media de 800 pessoas diariamente, num tempo de espera de 15 minutos em media.
Os equipamentos já são instalados e até uma tenda e cadeiras foram colocadas na entrada do Fórum Eleitoral para acomodar mais pessoas sentadas na fila de espera.
Quem não fizer o recadastramento terá o titulo de eleitor cancelado, não podendo votar nas próximas eleições e pode ter problemas como não poder tirar passaporte, não assumir cargos públicos, entre outras situações.
As cidades que devem fazer o cadastramento biométrico agora são Cianorte, Indianópolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná e São Tomé. Somente Cianorte tem 56.602 eleitores.
FALTOSOS
Outro alerta feito pela Justiça Eleitoral é que quem não votou nas últimas três eleições pode ter o título de eleitor cancelado se não comparecer para regularizar sua situação. Cianorte tem 881 eleitores nessa situação e a regularização será feita até o dia 2 de maio.
A multa para regularizar o título é de R$ 3,51 para cada eleição em que a pessoa não votou. Quem tiver dúvida se deve ou não regularizar o documento pode consultar uma lista exposta em edital no Justiça Eleitoral. Quase dois milhões de eleitores não votaram nas três últimas eleições no Brasil.
O Fórum Eleitoral de Cianorte fica na Praça da República, ao lado da prefeitura. Mais informações pelo telefone: (44) 3629-2119.
Texto e fotos: Andye Iore / Folha de Cianorte
Be the first to comment