Evento reúne serviços gratuitos, palestras e ações sociais em Curitiba e celebra protagonismo do setor no Estado
O vice-governador Darci Piana participou da abertura da primeira edição da Semana S do Comércio Brasileiro, nesta sexta-feira (16), em Curitiba. O evento, idealizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ocorre simultaneamente em todo o país e visa ampliar o acesso da população a serviços gratuitos nas áreas de educação, saúde, lazer e cidadania.
No Paraná, as atividades se concentram no Parque Barigui e seguem até este sábado (17). A iniciativa é realizada em parceria com o Sistema S — Sesc, Senac e Fecomércio-PR — além de federações e sindicatos do setor. Entre as atrações estão palestras, oficinas, feira de profissões, práticas esportivas, atendimento jurídico e até um casamento coletivo com mais de 1.200 casais.
Durante a cerimônia de abertura, Piana destacou a importância do comércio, dos serviços e do turismo na geração de empregos no Estado. “Mais de 3 milhões de pessoas trabalham nesses setores no Paraná. É uma cadeia essencial que oferece não só postos de trabalho, mas também oportunidades de formação, cultura e lazer para a população”, afirmou.
Semana S agora tem data oficial no calendário estadual
Na mesma semana do lançamento da Semana S, o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei nº 22.416, que institui o Dia S — celebrado anualmente em 16 de maio. A nova data busca reconhecer a importância das ações sociais, educacionais e econômicas promovidas pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac e seus sindicatos filiados.
A proposta, de autoria do deputado estadual Oziel Luiz de Souza (Batatinha), foi aprovada pela Assembleia Legislativa e incluiu o Dia S no Calendário Oficial de Eventos do Paraná.
Programação inclui tecnologia, turismo e capacitação
A programação da Semana S inclui uma palestra com Martha Gabriel, especialista em inovação e tecnologia, além de torneio de robótica, feira de empregos, aulas-show e exposições sobre profissões do futuro. Nove unidades móveis do Sesc e Senac foram instaladas no Complexo Imap Barigui para oferecer atendimento direto à população.
O encerramento do evento será marcado por um grande casamento coletivo na Ligga Arena, reunindo mais de 1.200 casais e cerca de 16 mil convidados — um marco simbólico da integração entre ação social e celebração da cidadania.
Representatividade e apoio institucional
Além do vice-governador, a solenidade contou com a presença da desembargadora Joecy Camargo, da deputada federal Luísa Canziani, dos deputados estaduais Batatinha e Cloara Pinheiro, e de representantes do Sistema S, como Ari Bittencourt (Fecomércio), Cláudio Lopes (Sesc-PR) e Sidnei Lopes de Oliveira (Senac-PR).
Para saber mais sobre ações sociais e eventos públicos no Paraná, acesse nossa seção de Cidadania e Governo.
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná – Foto: Geraldo Bubniak/AEN