
Programa vai beneficiar 8.850 famílias com ações para aumentar renda, produtividade e permanência no campo
A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) lançou nesta sexta-feira (28) uma chamada pública para selecionar entidades que prestarão serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A ação faz parte do Programa Ater Bem Viver e deve alcançar 8.850 famílias em 15 meses de atividades.
O envio de propostas poderá ser feito entre os dias 15 e 28 de abril, por meio do Sistema de Gestão de Ater, disponível no site da Anater.
O programa é voltado a agricultores familiares das áreas rurais, urbanas e periurbanas, além de pescadores artesanais, quilombolas, indígenas, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O investimento total será de R$ 31 milhões, com recursos do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Entre os principais objetivos do programa estão o acesso dos agricultores aos mercados convencionais e institucionais, a geração de renda, o aumento da produção, a melhoria da produtividade e o incentivo à permanência de jovens e mulheres no campo.
A iniciativa também pretende fortalecer práticas sustentáveis, valorizar o conhecimento tradicional e promover a inclusão produtiva de comunidades em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Agência Brasil