
Estado registra 134 mil casos e 126 mortes; governo decreta emergência sanitária
O estado de São Paulo atingiu, nesta sexta-feira (21), o patamar de 300 casos de dengue para cada 100 mil habitantes, caracterizando uma epidemia. Até o momento, foram registrados 134 mil casos e 126 mortes em 2025, enquanto outras 252 mortes seguem em investigação.
Diante do agravamento da situação, o governo estadual decretou emergência sanitária na última quarta-feira (19). Em 2024, no mesmo período epidemiológico, o estado já contabilizava 198 mil casos e 159 óbitos, com uma incidência ainda maior, de 446,3 casos por 100 mil habitantes.
Força-tarefa no combate à dengue
A Secretaria Estadual da Saúde iniciou uma força-tarefa para atuar nas cidades com maior incidência de dengue, focando nas regiões de Bauru, Araçatuba, Marília e São José do Rio Preto.
Nesta sexta-feira (21), as equipes estiveram em Conchas, um dos municípios mais afetados, com uma taxa alarmante de 9,9 mil casos para cada 100 mil habitantes. Segundo a secretária-executiva da pasta, Priscilla Perdicaris, o apoio inclui reforço na vigilância epidemiológica e suporte às unidades de atendimento, com tendas de hidratação e regulação de casos graves.
Além das medidas estaduais, o Ministério da Saúde enviou equipes para reforçar o atendimento em São José do Rio Preto, onde a Força Nacional do SUS já atua há duas semanas. Nos próximos 15 dias, o efetivo será ampliado com mais 10 médicos, 22 enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem e quatro farmacêuticos para auxiliar a rede de atendimento local.
A população é orientada a eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e a buscar atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele.
Fonte: Agência Brasil