Prefeitura de Maringá leva atendimento odontológico a idosos em instituição de longa permanência

Projeto ‘Sorrisos na Melhor Idade’ oferece prevenção e tratamento bucal para mais de 50 idosos

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (14) a primeira edição do projeto ‘Sorrisos na Melhor Idade’, levando atendimento odontológico a mais de 50 idosos residentes da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), antigo Asilo São Vicente de Paulo. A iniciativa visa a prevenção e detecção precoce de lesões bucais, proporcionando mais qualidade de vida aos acolhidos.

O programa será contínuo, com atendimentos a cada três meses para acompanhamento regular. Nesta primeira fase, a equipe da Gerência de Saúde Bucal realizou triagem odontológica e preparou os pacientes para a segunda etapa, que acontecerá na próxima sexta-feira (21), com a realização dos procedimentos necessários.

Atendimento acessível e humanizado

A Secretaria de Saúde instalou um consultório odontológico portátil dentro da instituição, equipado com duas cadeiras móveis, mesas de apoio e materiais educativos sobre higiene bucal, incluindo escovas dentárias, próteses, cremes dentais, flúor e fio dental.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, destacou o compromisso da prefeitura em expandir a ação para outras instituições do município. “Essa iniciativa reforça nossa missão de promover a saúde de forma integral, com atendimento preventivo e tratamento adequado”, afirmou.

Expansão para atendimento domiciliar

A gerente de Saúde Bucal, Marisa Michelle Romeiro, explicou que, além de levar o projeto para mais instituições, a prefeitura pretende ampliar os atendimentos odontológicos domiciliares. “Com o consultório portátil, poderemos atender idosos acamados que não têm acesso regular ao dentista”, disse.

A ação contou com a participação de quatro profissionais de odontologia, dois auxiliares, um técnico e um estagiário. O dentista Michael Pereira Rangel reforçou a importância do atendimento preventivo. “A detecção precoce de lesões bucais é essencial para um tratamento eficaz e para a saúde geral dos idosos”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Maringá