Alistamento Militar Feminino: Vagas Abertas Até 30 de Junho

Forças Armadas oferecem 1.465 vagas para mulheres que completam 18 anos em 2025

O alistamento militar voluntário para mulheres teve início em 1º de janeiro e segue até 30 de junho, oferecendo 1.465 vagas para jovens que completam 18 anos em 2025. A iniciativa pioneira busca aumentar a presença feminina nas Forças Armadas, permitindo que as candidatas escolham entre Exército, Marinha ou Aeronáutica, de acordo com critérios de aptidão e disponibilidade de vagas.

As interessadas podem realizar o alistamento de forma online ou presencial, nas Juntas de Serviço Militar de 28 cidades participantes do Plano Geral de Convocação. A seleção inclui etapas rigorosas, como testes físicos e inspeções de saúde, sendo obrigatória a presença para não ser desclassificada.

Quem pode participar e como funciona
A incorporação das selecionadas ocorrerá em 2026, nos meses de março ou agosto, com duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogada por até oito anos. Após a conclusão do serviço, as voluntárias entram para a reserva não remunerada.

Atualmente, cerca de 37 mil mulheres fazem parte das Forças Armadas, representando 10% do efetivo total. Embora o serviço militar feminino seja voluntário, ele segue o mesmo rigor e critérios do masculino, incluindo obrigações e direitos após a incorporação.

Cidades participantes do alistamento
Entre as localidades abrangidas estão cidades como Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Manaus (AM) e Recife (PE). O processo está regulamentado pelo Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024.

Mais informações
Para detalhes sobre critérios, etapas de seleção e como realizar o alistamento, acesse o site oficial ou procure a Junta de Serviço Militar mais próxima.

Comente abaixo: Você pretende se alistar ou conhece alguém que tem interesse? Compartilhe esta matéria para que mais mulheres saibam dessa oportunidade!

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.