Governador destaca conquistas no Ideb, educação tecnológica e programa de merenda escolar como exemplos de inovação no ensino público.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou, nesta terça-feira (10), da abertura do Summit Paraná que Educa, promovido pelo jornal Gazeta do Povo. O evento reuniu especialistas e líderes educacionais para debater tendências e avanços na educação, com destaque para os resultados do Paraná no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Com uma série de iniciativas inovadoras, o estado alcançou o 1º lugar no Ideb em todas as etapas avaliadas. No ensino médio, o Paraná obteve nota 4,9, superando a média nacional de 4,3. Nos anos finais do ensino fundamental, empatou no topo com nota 5,5, enquanto nos anos iniciais liderou com 6,7, à frente de estados como Ceará e São Paulo.
Transformação no currículo e educação tecnológica
Ratinho Junior ressaltou a modernização do currículo pedagógico, incluindo disciplinas como empreendedorismo, oratória e educação financeira. Além disso, 500 mil alunos participam de aulas de programação e robótica, preparando-os para os desafios do futuro.
“A tecnologia atrai o jovem e deve ser uma ferramenta para transformá-lo. Nada substitui o professor, mas precisamos trazer recursos que conectem o estudante com o futuro”, afirmou.
Merenda reforçada e segurança alimentar
Outro destaque foi o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de refeições nas escolas estaduais, passando de uma para três por turno. Inspirado na Coreia do Sul, o programa oferece proteína animal diariamente, garantindo melhor nutrição para os alunos.
“Um estudante bem alimentado tem maior concentração e rendimento na sala de aula. Esse é o maior programa de segurança alimentar para escolas do país”, comentou o governador.
Intercâmbios e oportunidades internacionais
O programa Ganhando o Mundo já beneficiou 1.240 estudantes, levando-os para países como Canadá, Austrália e França. Em 2025, 1.200 alunos embarcarão para cinco destinos internacionais, incluindo Irlanda e Reino Unido. Além disso, a versão agrícola do programa enviará estudantes técnicos para os Estados Unidos.
“Esse programa dá oportunidade para alunos talentosos, independentemente de sua condição social, vivenciarem culturas de países de primeiro mundo”, explicou Ratinho Junior.
Ensino integral e estrutura renovada
O Paraná ampliou o número de escolas de ensino integral, que passaram de 73 em 2019 para 412 em 2024. Além disso, o estado lidera com 312 colégios cívico-militares, oferecendo aos pais a escolha entre diferentes modelos de ensino.
Investimentos de R$ 228 milhões também estão sendo aplicados em reformas, ampliação e construção de novas escolas, além da instalação de ar-condicionado em salas de aula, beneficiando milhares de alunos.
Educação como motor de desenvolvimento
O Summit Gazeta do Povo destacou o papel estratégico da educação para o crescimento social e econômico do Paraná. “O que foi feito nos últimos seis anos mudou a percepção sobre o ensino público no estado”, afirmou Ana Amélia Filizola, sócia-diretora do jornal.
Convite à interação
Gostou das iniciativas na educação do Paraná? Compartilhe sua opinião nos comentários e siga-nos nas redes sociais para mais notícias como esta!
Fonte: Gazeta do Povo.