Presidente discute com Haddad a urgência na aprovação das medidas fiscais no Congresso
Na manhã desta segunda-feira (16), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na residência do mandatário, em São Paulo, onde ele se recupera de uma cirurgia recente para conter um sangramento intracraniano.
Durante o encontro, Haddad discutiu com Lula o andamento do pacote fiscal no Congresso Nacional. O presidente manifestou preocupação com a possível “desidratação” das medidas em discussão. “Ele fez um apelo para que as medidas não sejam desidratadas”, destacou o ministro.
Haddad reforçou que as propostas são fundamentais para manter o equilíbrio das contas públicas: “Nós temos aí um conjunto de medidas que garantem a robustez do arcabouço fiscal. Estamos muito convencidos de que vamos continuar cumprindo as metas”.
Pontos críticos do pacote
Entre os principais temas debatidos, estão a exclusão de armas e bebidas açucaradas do imposto seletivo, considerada uma questão relevante para a saúde pública. Haddad explicou que Lula analisará os detalhes para orientar os líderes da base no Congresso.
Avanços da reforma tributária
A reunião também abordou a tramitação da reforma tributária, que teve o Projeto de Lei Complementar 68/2024 aprovado pelo Senado na última quinta-feira (12). Com modificações, o texto voltou para análise na Câmara dos Deputados, onde os parlamentares terão a palavra final sobre a regulamentação da reforma.
Recuperação de Lula
Após receber alta hospitalar no domingo (15), o presidente Lula permanece em recuperação em sua residência no bairro do Alto de Pinheiros, em São Paulo, com previsão de descanso até quinta-feira (19). Segundo Haddad, o presidente está “bem disposto e tranquilo”, acompanhando as discussões sobre as reformas.
Fonte: Agência Brasil