Rio vacina trabalhadores do turismo contra sarampo no Aeroporto Santos Dumont

Campanha busca proteger profissionais em meio a eventos como o G20

O Rio de Janeiro iniciou nesta terça-feira (5) uma campanha de vacinação contra o sarampo voltada para trabalhadores do setor de turismo. O objetivo é atualizar a imunização desses profissionais, especialmente em locais de alta concentração turística. O Aeroporto Santos Dumont será um dos primeiros pontos a receber a iniciativa, visando proteger tanto os trabalhadores quanto os visitantes em um momento em que a cidade se prepara para sediar a cúpula do G20 e outros eventos importantes.

A medida ocorre em um cenário de retomada da vacinação contra o sarampo no Brasil. Após eliminar a doença em 2016, o país voltou a registrar casos em 2018 devido à baixa cobertura vacinal e ao aumento do fluxo migratório. Em 2019, houve mais de 21 mil registros, e o Brasil perdeu a certificação de eliminação do sarampo. Desde então, os números vêm caindo, com o país chegando a zerar os casos em 2023. Porém, em 2024, foram detectados dois casos isolados, um no Rio Grande do Sul e outro em Minas Gerais.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio reforça que o sarampo é altamente contagioso, transmitido pelo ar e por gotículas de saliva ao falar, tossir ou espirrar. A vacina aplicada é a tríplice viral, que também previne caxumba e rubéola. Para adultos não vacinados, o esquema inclui duas doses para pessoas de até 29 anos e dose única para quem tem entre 30 e 59 anos. Em caso de bloqueio vacinal, a dose é recomendada até mesmo para pessoas com 60 anos ou mais.

A vacinação será oferecida não só nos postos de saúde, mas também em centros de vacinação e pontos de grande circulação de trabalhadores do turismo, facilitando o acesso ao imunizante.

Fonte: Agência Brasil