CRAS e Creas em diversos municípios receberão novos equipamentos e mobiliário para atender melhor a população
O Governo do Paraná anunciou um investimento de R$ 5,94 milhões para reforçar a estrutura dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em todo o Estado. A medida, coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná (Ceas/PR), foi aprovada em deliberação nesta sexta-feira (8) e visa proporcionar melhores condições de trabalho e conforto para os profissionais que atendem as comunidades.
Cada unidade de CRAS e Creas poderá receber até R$ 30 mil, destinados à compra de equipamentos como computadores, impressoras, telefones e mobiliário ergonômico. O objetivo é melhorar a infraestrutura dos espaços e, consequentemente, a qualidade do atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. O secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destacou que um ambiente de trabalho agradável contribui para o desempenho das atividades e valorização dos servidores.
Repasse fundo a fundo e critério para municípios
Os recursos serão transferidos automaticamente aos municípios por meio do sistema fundo a fundo, e para serem elegíveis, as cidades precisam ter o Atestado de Regularidade do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e um plano de assistência vigente. A utilização do recurso deverá ser concluída até o final de 2025, com possibilidade de ajuste nos valores de acordo com o orçamento disponível.
Ao todo, 127 unidades de CRAS e 72 de Creas de várias cidades do Paraná serão beneficiadas. Segundo a vice-presidente do Ceas, Renata Mareziuzek dos Santos, o investimento é uma forma de valorizar os profissionais que conhecem de perto as necessidades da população e trabalham para atender as demandas com eficiência.
Paraná melhora posição no ranking nacional do IDCRAS
O Paraná subiu duas posições no ranking do Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) em 2023, alcançando o 5º lugar entre os estados brasileiros. Com uma nota de 3,65, o Estado lidera entre as regiões Sul e Sudeste, destacando-se na qualidade dos serviços prestados pelos CRAS. Este é o melhor resultado desde 2019 e reforça o compromisso do governo com a qualidade dos serviços de assistência social, conforme previsto no Plano Plurianual do Paraná.
Fonte: Agência Estadual