Evento reuniu especialistas globais para discutir inovação e empreendedorismo, além de fortalecer parcerias internacionais em prol de um futuro mais inclusivo.
O impacto dos pequenos negócios e das startups no desenvolvimento sustentável foi tema central da 11ª Sessão do Fórum de Especialistas sobre Investimento, Inovação e Empreendedorismo, realizado nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, no Palácio das Nações Unidas, em Genebra, Suíça. Convidado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o Sebrae destacou seu papel como facilitador do desenvolvimento empresarial inclusivo no Brasil.
Durante o painel, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, reforçou o alinhamento da instituição com as políticas nacionais, além de sua capilaridade, que permite atender diversas demandas de pequenas empresas em todo o país. Representantes de países como Holanda, Espanha, Suíça e nações africanas também participaram das discussões.
Outro ponto de destaque foi a apresentação do Empretec, programa de capacitação voltado ao empreendedorismo, implementado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae desde 1993. O programa, que já capacitou mais de 296 mil pessoas, passou recentemente por modernizações, incluindo a expansão para atender startups e pequenos negócios rurais.
Parcerias internacionais
A agenda do Sebrae em Genebra incluiu, ainda, uma reunião com o Centro de Comércio Internacional (ITC) em 27 de setembro. Bruno Quick destacou a parceria com a ApexBrasil, visando melhorar o fluxo de comércio para empresas brasileiras. Entre as áreas de cooperação, foram mencionados projetos ligados à bioeconomia, inclusão produtiva e indicação geográfica.
Essa cooperação entre instituições reforça o papel dos pequenos negócios como motor para o desenvolvimento sustentável e inovação em diversas partes do mundo.
Fonte: Sebrae