Organizações reivindicam participação nas tomadas de decisão da COP16

Carta aberta foi assinada por 154 entidades sociais brasileiras

Uma carta aberta assinada por 154 organizações sociais brasileiras foi entregue à delegação oficial que representará o país na 16ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP16), em Cali, na Colômbia. O documento denuncia ameaças à biodiversidade brasileira e propõe soluções socioambientais justas. Segundo Jaqueline Andrade, da Articulação Nacional de Agroecologia, a carta reflete o diálogo entre comunidades tradicionais e movimentos sociais, visando garantir a proteção dos territórios e da biodiversidade.

Entre os temas abordados estão a efetivação do Marco Global da Biodiversidade de Kunming-Montreal e acordos da Eco92. A carta também aponta processos no Brasil que ameaçam a biodiversidade, como a tese do Marco Temporal e a flexibilização de agrotóxicos, e oferece soluções, como o fortalecimento da agroecologia e a proteção dos territórios.

As entidades esperam que o documento influencie a Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB), alinhando as metas nacionais com as reivindicações das comunidades tradicionais.

Fonte: Fabíola Sinimbú – Agência Brasil – Organizações reivindicam participação nas tomadas de decisão da COP16